18 de jul. de 2013

Ciência Viva destaca Astronomia e Geologia (Portugal)


(Correio do Minho - Portugal) A Ciência Viva está de volta! Até 15 de Setembro, o concelho de Braga é palco de 42 iniciativas (quase uma por dia) nas áreas da Astronomia e da Geologia. Por todo o país, são milhares de acções gratuitas que convidam a descobrir a ciência.

A Ciência Viva é uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, levada a cabo com a parceria de instituições científicas, museus, universidades, centros de ciência, escolas e empresas.

No âmbito da Astronomia no Verão, Braga irá acolher 38 sessões, a maior parte delas com a colaboração da ORION — Sociedade Científica de Astronomia do Minho com o objectivo de realizar diversas observações com telescópios e fazer visitas guiadas ao céu, a observação digital de alguns objectos celestes, a construção de planisférios e ensinar conceitos básicos de astronomia a todos os que queiram participar nas sessões.

As iniciativas, no âmbito da Astronomia do Verão, acontecem na sede da ORION, em Gualtar, no Bom Jesus, no Mosteiro de Tibães, no GNRation e na Escola Secundária D. Maria II.

Nestes eventos realizam-se observações com telescópios, pretendendo-se, ainda, realizar em alguns locais mini-workshops e palestras sobre temáticas relacionadas com a astronomia, num espaço público, permitindo aos transeuntes o contacto com alguns conceitos científicos que lhe desperta em curiosidade.

As palestras realizam-se nos dias 19 de Julho e 7 de Agosto, no Mosteiro de Tibães e no espaço do GNRation (Campo da Vinha), e nos dias 31 de Julho e 20 de Agosto de 2013. O programa completo poderá ser consultado na página do Ciência Viva.

As primeiras iniciativas aconteceram dia 16, pelas 21.30 horas, na Escola Secundária D. Maria II; dia 10 de Julho, no Observatório Astronómico de Gualtar, e acontecerá dia 19, no Mosteiro de Tibães.

A Escola Secundária D. Maria II e a Secundária de Caldas das Taipas também participam na Astronomia no Verão e têm agendadas várias sessões de observação no concelho de Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente