27 de nov. de 2013

Museu vai à Feira (RJ)

O Museu de Astronomia promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta, sábado e domingo), atividades lúdicas de divulgação da ciência numa tenda montada na entrada da Feira de São Cristóvão. Uma mistura de ciência, cultura e diversão!



Que tal aprender ciência de forma descontraída num espaço onde tem artesanato, gastronomia, música, cultura e diversão? É dessa maneira que o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá realizar o Museu vai à Feira, um evento de divulgação da ciência que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro (sexta-feira e sábado) e 1º de dezembro (domingo) no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas – A Feira de São Cristóvão.

Os visitantes se surpreenderão com uma tenda de 100 m² que estará montada no estacionamento do Pavilhão de São Cristóvão. E dentro dela, estarão vários aparatos interativos, feitos a partir de material de baixo custo, e instrumentos científicos que visam despertar a curiosidade pela ciência. O público poderá observar o sol utilizando telescópios e filtros e ainda assistir a sessões do planetário inflável digital.

Quem visitar a Feira terá a oportunidade de aprender as ciências brincando. Dentre as atividades, organizadas pelo MAST, teremos o já tradicional Brincando com a Ciência, que apresenta fenômenos científicos de forma divertida e criativa, e os desafios do Brincando de Matemático, que apresenta curiosidades sobre a aritmética, estimulando a resolução de pequenos quebra-cabeças numéricos e desafios lógicos.

No planetário inflável, será possível observar o movimento aparente do Sol, da Lua, dos planetas, das estrelas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. Nas sessões, que acontecerão de hora em hora, imagens do céu noturno serão projetadas em uma cúpula inflável, oferecendo ao espectador um céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu de verdade!

Durante o evento, os curiosos poderão observar o sol, de forma segura, através de filtros ou de três telescópios que estarão montados ao lado da tenda do MAST na Feira de São Cristóvão. Neles é possível ver o Sol com um aspecto alaranjado e observar as manchas solares, observadas pela primeira vez com uma luneta por Galileu Galilei, no século XVI. Estas manchas são regiões do Sol mais frias que aquelas de seu entorno.

A Feira vai ao Museu
A Feira de São Cristóvão fica bem pertinho do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Durante os três dias do evento, quem estiver na Feira poderá visitar as instalações do MAST, e os visitantes que estiverem no Museu poderão visitar a tenda montada na Feira. Para isso, poderão utilizar transporte gratuito oferecido pelo Instituto TIM que, neste ano, está apoiando o Museu vai à Feira, como parte do Projeto de Inclusão Científica por meio da Popularização da Ciência e ações educativas realizado no MAST.

No Museu, guiados por mediadores, os visitantes vão conhecer o sistema solar em escala, o segundo maior meteorito encontrado no Brasil, as exposições do MAST e o conjunto arquitetônico do Museu: o prédio sede que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas utilizadas para observação celeste, exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX.

No sábado, às 16h, acontecerá a atividade “Contando Mitos”, que são divertidas esquetes teatrais sobre mitos construídos ao longo da história da humanidade, relacionados com a astronomia, física e outras ciências. Destacam-se as figuras da mitologia grega e os mitos indígenas brasileiros. Desta vez, o tema será “Pedro II e a Astronomia”, e os visitantes poderão participar de uma visita mediada pelo Imperador.

E na atividade “Observação do céu”, o público poderá observar o planeta Vênus e o aglomerado globular 47 Tucano (NGC 104) utilizando uma luneta centenária e telescópios modernos. A atividade é precedida de vídeo e da apresentação da Carta Celeste, com o céu de novembro. Nos dias do evento, o cometa C/2012 S1 ISON estará passando perto ao Sol, e o público terá chances de aprender mais sobre esse objeto com os astrônomos do MAST.

SERVIÇO

PROGRAMAÇÃO

Local: Feira Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão

Horário de Funcionamento
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Atividades

Brincando de Matemático
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Brincando com a Ciência
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Observação do Sol
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Planetário Inflável Digital
Sexta (29/11) das 10 às 21h
Sábado (30/11) das 10 às 21h
Domingo (01/12) das 10 às 20h

Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST

Horário de Funcionamento
Sexta (29/11) das 9h às 17h
Sábado (30/11) das 14h às 21h
Domingo (01/12) das 14h às 18h

Exposições

Meteorito Santa Luzia de Goiás
Olhar o Céu, Medir a Terra
As Estações do Ano, a Terra em Movimento
A Química na história do Universo, da Terra e do Corpo
Fotografia: ciência e arte
Faz Tempo
Espaço Espectroscopia

SÁBADO

Visita Guiada
15h | 17h

Contando Mitos
16h

Céu do Mês
17h30

Observação do Céu
18h30 às 21h


DOMINGO

Planetário Inflável Digital
15h | 16h | 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente