24 de jan. de 2014
Contação de histórias sci-fi para crianças no Planetário e em comunidades
(SRZD) Começa na próxima segunda-feira (27) o projeto Contações de História Sci-Fi, uma boa opção para crianças de 6 a 12 anos de idade aproveitarem o final das férias escolares brincando. O evento, que será gratuito, acontecerá no Planetário do Rio, Rocinha e Complexo do Alemão. O objetivo é estimular a criançada ao hábito da leitura e o interesse pelas várias ciências.
Para chamar ainda mais a atenção dos pequenos, os atores Miguel Araújo e Ana Moura, caracterizados com os figurinos de Nívea Faso e Patrícia Delvaux, interpretarão os personagens para contar as histórias. Além disso, vão provocar debate a partir de seis clássicos da ficção científica, como Frankenstein (Mary Shelley) e 20 Mil Léguas Submarinas (Julio Verne). As sessões serão para grupos de 20 crianças, até o dia 11 de março.
Nas comunidades da Rocinha e do Alemão, serão três contações por dia. No Planetário, duas. A partir do início do ano letivo, em fevereiro, as apresentações serão voltadas às escolas públicas da rede municipal. Além das rodas de leitura, nas comunidades pacificadas a "Luneta na Laje" permitirá às crianças a observação do céu através de um telescópio. O projeto conta com patrocínio da Net.
As histórias precisaram ser adaptadas para se aplicar ao público infantil. "Infelizmente, há poucos títulos de ficção científica para crianças. Vamos usar imagens e sons para fazer com que os pequenos deixem de ser espectadores e entrem na estória, participando com a imaginação. Tudo em clima de brincadeira", conta o diretor Pedro Maia, do grupo Brendaparte.
"A ideia é mostrar que o livro não é um objeto ultrapassado e que das páginas saem imagens, personagens e histórias fantásticas. Com isso, podemos despertar a criatividade e a curiosidade dessas crianças pela literatura, pela arte, pelas ciências, por viajar, por conhecer outras culturas, pelo cinema, pelo teatro. A criança poderá, também, travar contato com novas visões filosóficas e de mundo a partir de diversos autores do gênero da ficção científica", completa Roberta Manaa, produtora executiva do evento.
Luneta na Laje
Além de apreciar os clássicos da ficção científica, crianças e também adultos poderão ainda participar do projeto "Luneta na Laje", promovido pela Fundação Planetário, no qual astrônomos levas às comunidades um telescópio para observação do céu. As atividades dependem das condições meteorológicas. "No Planetário, buscamos sempre que possível, unir a ciência com a cultura, para difundi-la de forma lúdica, aproximando ainda mais o público infantil", diz Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.
Confira a agenda abaixo:
27/1 - 15h30 e 16h30: "20.000 Léguas Submarinas" (Júlio Verne)
Local: Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
28/1 - 17h30: "20.000 Léguas Submarinas" (Júlio Verne), "Frankenstein" (Mary Shelley) e "Volta Ao Mundo em 80 Dias" (Júlio Verne)
Local: Complexo do Alemão (Centro Cultural Oca dos Curumins - Estrada do Itararé, 480 fundos)
29/1 - 15h30 e 16h30: "Frankenstein" (Mary Shelley)
Local: Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
30/1 - 15h30 e 16h30: "Volta ao Mundo em 80 Dias" (Júlio Verne)
Local: Planetário (R. Vice-governador Rubens Berardo, 100 Gávea)
4/2 - 17h30: "20.000 Léguas Submarinas" (Júlio Verne) e "Fui Eu Que Fiz Você" (Walter M. Miller Jr.)
Local: Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454)
18/2 - 17h30: "Eu Robô" (Isaac Asimov) e "Equipe de Ajuste" (Phill K. Dick, autor de Blade Runner), que deu origem ao filme "Os Agentes do Destino"
Local: Complexo do Alemão (Centro Cultural Oca dos Curumins - Estrada do Itararé, 480 fundos)
11/3 - 17h30: "Equipe de Ajuste" (Phill K. Dick) e Eu Robô (Isaac Asimov)
Local: Biblioteca Parque da Rocinha (Estrada da Gávea, 454)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente