4 de fev. de 2014

Inauguração do Planetário Digital é passo importante na ciência e tecnologia de Anápolis

(Diário da Manhã) Começamos esta semana sob a expectativa da inauguração do que reconhecemos ser hoje um marco no trabalho em prol do desenvolvimento da ciência e da tecnologia de Anápolis. O Planetário Digital 3D, que teremos a honra de entregar à população no próximo dia 30. A conclusão desta obra permitirá à cidade dar um passo importante no trato interdisciplinar dos desafios cotidianos de uma cidade como a nossa. Ao aliar lazer à Educação e à Ciência, criamos um novo leque de opções e oportunidades aos nossos jovens.

Com este espaço, contamos com um referencial físico para a difusão da ciência e a popularização do conhecimento, além de inserir a cidade Anápolis na rota da inovação, com um ambiente multidisciplinar focado no aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico.

Antes mesmo de inaugurado o Planetário Digital tornou-se objeto de estudo ao ser apresentado no Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cipeex), promovido no ano passado pela Uni-Evangélica. O que chama atenção neste projeto é a modernidade que o cerca e o espaço destinado a atividades didáticas em geral. Isto porque o prédio também servirá para a realização de espetáculos virtuais, compondo mais uma opção para o desenvolvimento turístico de Anápolis. A expectativa é que recebamos uma média de 300 mil visitantes ao planetário por ano.

O Planetário Digital será composto por quatro telescópios de última geração, dois de oito polegadas; outro de seis, e um último de 16 polegadas, que é reconhecido como o ideal para a visualização profunda do universo. O grau de complexidade criou a demanda da vinda de uma equipe estrangeira a fim de instalar e acompanhar todos os trabalhos técnicos de sua instalação, deste que é um dos planetários mais moderno do Brasil. Na região Centro Oeste, trata-se do mais moderno equipamento em funcionamento.

Nosso objetivo primordial é o incentivo do desenvolvimento intelectual ao criarmos uma rotina às nossas mais de 35 mil crianças, jovens estudantes da rede municipal, em visitar periodicamente o espaço e aprimorar seus conhecimento e descobertas na área. O que antes era visto somente em filmes ou relatado em livros, agora poderá ser vislumbrado com facilidade, conforto e com riqueza de detalhes, plantando a semente do Saber em cada um dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente