4 de fev. de 2014
‘Lugar mais frio do Universo’ será criado na Estação Espacial Internacional
(O Globo) A Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que pretende criar em 2016 o “lugar mais frio do Universo” a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo é desenvolver um espaço onde se possa explorar as características e qualidades da matéria em temperaturas próximas do zero absoluto (menor temperatura possível) - condições que são difíceis de se reproduzir na Terra. A iniciativa foi batizada de “Cold Atom Laboratory - o lugar mais frio do universo”.
As baixas temperaturas do espaço, que são inatingíveis em laboratórios terrestres, revelarão a natureza ondas de átomos assim como novos fenômenos. A ausência de gravidade também permitirá que tais experiências durem mais tempo: até 20 segundos.
- Vamos estudar a matéria a temperaturas muito mais frias do que as encontradas de forma natural. Nosso objetivo é alcançar temperaturas efetivas de até 100 pico-Kelvin - disse à revista RT o cientista-chefe Rob Thompson, que compõe o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.
----
Matéria similar no Correio Braziliense
----
E mais:
O Sítio Mais Frio da ISS, do Mundo e do Universo! (AstroPT)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente