O evento é gratuito, aberto à comunidade, e ocorre no campus Araranguá do IFSC às 3 horas desta terça-feira
(Engeplus) O Clube de Astronomia de Araranguá (CA²), formado por alunos e professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), organiza na madrugada desta terça-feira, dia 15 de abril, uma sessão de observação astronômica de um eclipse lunar total. O evento é gratuito, aberto à comunidade, e ocorre no campus Araranguá do IFSC (avenida XV de Novembro, nº 61, Aeroporto), às 3 horas (madrugada de segunda-feira para terça-feira).
Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua passa pelas zonas de sombra ou de penumbra causadas pela Terra. Isso acontece quando a Terra, a Lua e o Sol ficam alinhados, com o nosso planeta no meio, bloqueando a passagem dos raios solares. O eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua passa somente pela zona de penumbra provocada pelo posicionamento da Terra, e o eclipse total – como o que vai ocorrer na próxima terça – acontece quando a Lua passa pela zona de sombra causada pelo posicionamento da Terra.
Durante o eclipse, a Lua não fica totalmente obscura, mas adquire uma cor avermelhada. “Esse efeito é causado pela própria atmosfera terrestre. É um dos fenômenos mais bonitos de se assistir”, comenta o professor Felipe Damasio, do campus Araranguá, um dos coordenadores do Clube de Astronomia de Araranguá (CA²). Embora o fenômeno seja visível a olho nu, a observação com telescópio permite ver mais detalhes como nuances do relevo lunar e as crateras lunares.
Haverá três telescópios disponibilizados pelo Clube de Astronomia, um deles construído por estudantes do câmpus (licenciatura em Física e técnico em Eletromecânica), e os membros do CA² também levarão seus equipamentos. O campus será aberto ao público à 1 hora. É necessário levar documento de identidade e menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. A Polícia Militar estará presente para dar suporte à segurança do evento. A observação só será cancelada em caso de chuva.
Transmissão ao vivo - Quem não puder ir ao evento, tem a oportunidade de assistir ao eclipse, como se estivesse olhando por um telescópio, via internet. O Clube de Astronomia de Araranguá vai disponibilizar no YouTube (link: https://www.youtube.com/watch?v=MDZ87A7Eei8) transmissão ao vivo de imagens do eclipse lunar. “Os membros do CA² desenvolveram uma técnica de transmissão online com a câmera HD do próprio campus”, explica Felipe Damasio.
Mais informações sobre a observação podem ser obtidas pela fanpage do CA² no Facebook (www.facebook.com/clubedeastronomiadeararangua).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente