13 de abr. de 2014

MAST leva mais de 8 mil pessoas no projeto Museu vai à Praia


(MAST) Nos quatro últimos fins de semana, os banhistas que estiveram nas praias de Niterói, Rio de Janeiro, se surpreenderam com uma tenda, cheia de experimentos e atividades de divulgação científica, montada nas areias. Numa mistura de sol, mar e conhecimento, puderam aprender ciência brincando num momento de descontração e diversão! Essa foi a proposta da 6ª edição do Museu vai à Praia.

O evento, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), atraiu um público de aproximadamente 8.600 pessoas nas praias de Icaraí, Piratininga, Itaipu e Charitas. Com o objetivo de levar ciência ao grande público, o Museu vai à Praia foi realizado em parceria com as instituições Observatório Nacional, Espaço Ciência InterAtiva / IFRJ – Campus Mesquita, Casa da Descoberta / UFF, Espaço UFF de Ciências, Espaço Ciência Viva, Museu Nacional/ UFRJ.

O Museu de Astronomia aproveitou o momento para tratar de um assunto muito discutido ultimamente: a sustentabilidade. Durante o evento, os mediadores apresentaram ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. Foi uma oportunidade de mostrar às pessoas que é possível que elas próprias gerem energia em suas casas, bastando um pouco de criatividade e interesse.

A tradicional oficina “Brincando com a Ciência” apresentou temas científicos de uma forma descontraída e interativa. As pessoas se depararam com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

Os banhistas que estiveram nas praias de Niterói, puderam observar o Sol, de forma segura, através de filtros, de projetores ou de telescópios. E vários experimentos de ilusão de óptica explicaram curiosidades das tonalidades de cores, os efeitos de imagem nos espelhos e o desenvolvimento de filmes de animação. Um modelo interativo mostrou como a incidência solar determina as estações do ano nos trópicos e nas demais áreas do globo terrestre.

O projeto Museu vai à Praia tem o objetivo de popularizar a ciência para além dos muros institucionais, despertando a curiosidade das pessoas que estão na praia passeando e se divertindo, além de divulgar o MAST e seus parceiros como centros de divulgação da ciência. Nesse ano, o MAST contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói e do Instituto TIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente