16 de abr. de 2014

Planetário da Gávea recebe palestra de Iniciação à Navegação Astronômica

Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, o Planetário da Gávea vai receber mais uma atração do 4º Equinócio Cultural, a palestra “Iniciação à Navegação Astronômica”. Os participantes conhecerão a história, fundamentos e instrumentos dessa técnica, que permitiu a descoberta de mares nunca antes navegados. Flávio Ramires, membro do Ensino Profissional Marítimo, aquaviário, rádio operador e Capitão Amador, apresentará a aplicação desse método, que transformou a geopolítica com impactos na história, ciências, artes e toda trajetória humana. A participação é gratuita.

Para entender um pouco mais sobre a Navegação Astronômica, os participantes poderão ter a oportunidade de conhecer o céu e suas constelações durante uma Observação do Céu por telescópios, antes do início da palestra, às 18h30. É importante destacar que a atividade depende das condições meteorológicas. Portanto, caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação fica impossibilitada e, consequentemente, cancelada.

Embora não seja pré-requisito para participação, recomenda-se que os alunos tragam seu próprio notebook, pois serão compartilhados referências bibliográficas e software de Mapa Celeste (Cartes Du Ciel). O curso, que utilizará como base o livro “A Arte e Ciência da Navegação”, de Altineu Pires Miguenz, e Almanaque Náutico, ambos publicações da Marinha do Brasil, estimulará os participantes darem continuidade no emprego das técnicas de posicionamento pelos astros.

Sobre o Equinócio Cultural
Esta é a quarta edição do Equinócio Cultural, que acontece desde 2012 com a proposta de disseminar a ciência, utilizando as diferentes artes como plataforma. Além de apresentações artísticas, durante a temporada, que vai até 8 de maio, várias apresentações de diferentes tipos irão acontecer, sempre com entrada franca. Os visitantes poderão participar de atividades como, leitura dramatizada, show vocal, exposição, entre outras.

O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 na Gávea. Mais informações pelo telefone (21) 2274-0046.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente