16 de abr. de 2014

“Será realista o mundo de Avatar ?”

Conferência de Roland Lehoucq no Instituto de Francês em 23 de Abril


(Ciência Hoje - Portugal) Pandora, o mundo onde decorre a acção de Avatar, fez sonhar milhões de espectadores. As qualidades estéticas deste filme são óbvias mas algumas cenas dão-nos uma impressão de “déjà-vu”. O seu exotismo ser pura imaginação ou terá uma sustentabilidade científica? O sistema planetário de Pandora ser exequível? A fauna, a flora, as maravilhas geológicas serão credíveis?

Nesta palestra, serão analisadas todas as curiosidades do filme de James Cameron. Usando as ferramentas da ciência para descodificar algumas cenas do filme, debater-se-ão questões como: qual o tamanho de Pandora? Em que região vive a tribo Na’vis, no centro da intriga? Estas perguntas transformam o espectador num actor muito próximo do astrofísico, que, para interrogar o Universo, possui apenas a luz dos astros captada pelos seus próprios instrumentos. No fim da nossa investigação, o mundo de James Cameron estar transformado.

Roland Lehoucq "agregé" de Física e antigo aluno da Ecole normale supérieure da rua Ulm. Actualmente astrofísico do CEA, especialista em topologia cósmica, d aulas na Ecole Polytechnique, nas disciplinas de relatividade restrita e de física nuclear. Roland Lehoucq publica livros de divulgação científica baseando-se em obras de ficção. Não cessa de se interrogar sobre: ser possível? Como explicar o que é contado? Como responder à contradição óbvia? O que o leva a falar das teorias científicas admitidas pela comunidade. Cronista da revista de ficção cientifica Bifrost publica ocasionalmente artigos de divulgação científica na revista “Pour la Science”. Roland Lehoucq também é administrador da Associação francesa de astronomia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente