17 de abr. de 2014

Professor do Colégio Estadual Helena Kolody integra projeto de Astronomia


(Secretaria de Educação - Paraná) O Professor de Física Wilson Guerra, do Colégio Estadual Helena Kolody de Sarandi, é um dos colaboradores e editores da revista eletrônica AstroNova. Ele coordena grupos de astronomia amadora em Maringá desde 2006. A partir do ano de 2012 vem realizando atividades ligadas à observação Astronômica com alunos do Colégio por meio do GEAHK - Grupo de Estudos Astronômico do Helena Kolody e tem promovido na escola vários momentos de observação com a Comunidade Escolar.

No mês de março foi lançada a primeira edição da revista eletrônica AstroNova. A ação é de grupos de astronomia amadora da região (CAEH/Marialva e GCAA/Maringá). A proposta reúne textos e artigos de estudantes universitários, professores e astrônomos amadores, sobre astronomia e ciências da natureza. A revista é direcionada para iniciantes, iniciados, estudantes, professores, aspirantes e interessados nos estudos do universo e da ciência em geral.

CONTEÚDO AMPLO
Nesta primeira edição a revista AstroNova traz artigos sobre a formação de estrelas, a origem da luz solar, as estações no ano em nosso planeta, além de agenda sobre os principais lançamentos de foguetes espaciais neste e nos próximos meses, e resumo de atividades efetuadas recentemente na Estação Espacial Internacional (EEI). Traz ainda dicas de materiais e bibliografias sobre ensino de astronomia para professores, também dois artigos de autoria do Professor Wilson Guerra sobre Planetas Extrassolares e Eclipses Lunares. O Professor lembra que estão previstos dois eclipses lunares neste ano, nos meses de abril e novembro, e que poderão ser vistos do Brasil.

A revista AstroNova é totalmente gratuita e pode ser acessada pelo link: http://caeh.com.br/AN2014ED1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente