Fenômeno poderá ser visto a olho nu e também por meio de telescópios. Centro de Divulgação Científica e Cultural estará aberto das 2h às 6h.
(G1) Um eclipse total da Lua poderá ser visto na madrugada de terça-feira (15) em São Carlos (SP) a olho nu e também por meio de telescópios. Por isso, o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural, no campus 1 da USP estará aberto ao público das 2h às 6h para observação do fenômeno.
O eclipse lunar total ocorre quando a Lua entra na parte mais escura da sombra da Terra, denominada umbra. Nessa ocasião, graças aos raios solares que são desviados pela atmosfera terrestre, a Lua geralmente ganha uma coloração avermelhada, com diminuição drástica do seu brilho em relação ao seu brilho normal na fase cheia.
Entre 2h e 3h, aproximadamente, a Lua entra na parte clara da sombra da Terra, a penumbra, com diminuição quase imperceptível do seu brilho. Por volta das 3h, começa o eclipse umbral, com o progressivo obscurecimento da Lua, facilmente visível a olho nu. A observação do fenômeno depende de condições meteorológicas favoráveis.
O acesso ao Observatório para pedestres é próximo à esquina da Avenida Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. A entrada é franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente