24 de jul. de 2014

Chuva de Meteoros no Planetário Digital do FTD Digital Arena


Para aqueles que gostam de observar o céu, olhar as estrelas e torcer para ver uma estrela cadente e fazer um pedido, o FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR – portão 1, vai realizar uma atividade especial de Planetário Digital nos dias 26/07 e 02/08, mostrando a Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas, formada a partir da constelação de Aquarius e podendo ser vista a olhos desarmados em algumas regiões do planeta.

Conhecida como Aquarids, essa chuva de meteoros tem o seu ponto de origem na constelação de Aquarius, próximo à estrela Delta, a quarta estrela mais brilhante dentro da constelação. Ela acontece todos os anos, geralmente no período de 18 de julho a 18 de agosto, tendo o seu auge no dia 28 de julho, data em que pode ser vista a olhos desarmados em algumas regiões do planeta.

“Na atividade de Planetário Digital, que será realizada nos dias 26/07e 02/08, o visitante terá a oportunidade de ver a Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas que, segundo a NASA, é o resultado da passagem do cometa 96P/Machholz próximo à órbita da Terra. O cometa passou e deixou seu rastro de poeira. Quando a Terra se aproxima desta região no universo, os meteoros se aproximam do planeta e, a partir do atrito com a atmosfera, começam a queimar formando raios luminosos no céu, conhecidos como estrelas cadentes. Ou seja, temos uma Chuva de Meteoros”, explica o físico e professor de Astronomia João Carlos Oliveira, responsável pelas atividades de Planetário Digital no FTD Digital Arena.

A exibição da Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas no FTD Digital Arena acontecerá nos sábados, 26/07 e 02/08, às 16h, dentro da atividade de Planetário O Céu de Curitiba - Além da Atmosfera.

Lançado pelo Grupo Marista em 2013, o FTD Digital Arena é o primeiro espaço educativo com tecnologia 4D fulldome da América Latina para exibição de filmes educativos e atividades de planetário digital em 360 graus imersivo. Localizado em uma área de 980 m², no Câmpus Prado Velho da PUCPR – portão 1, o espaço contempla uma tela em formato de cúpula, com 14 metros de diâmetro e sete metros de altura, e tem capacidade para 120 pessoas, com lugares para portadores de necessidades especiais. O projeto técnico foi desenvolvido, ao longo de dois anos, pela empresa norte-americana Skyskan, representada pela empresa brasileira OmnisLux, referência na tecnologia estereoscópica digital, trazendo para o FTD Digital Arena a mesma tecnologia utilizada em planetários do Hemisfério Norte.

SERVIÇO:
Planetário Digital: CHUVA DE METEOROS DELTA AQUARÍDEAS
Data: 26/07 e 02/08 (sábado)
Horário: 16h
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)
Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155. Câmpus Prado Velho da PUCPR – portão 1)
Informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br

Um comentário:

  1. Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza, está assistindo ao decorrer de suas noites a chuva de meteoros; inofensiva e espetacular. Em contrapartida, em Gaza a população contempla uma chuva de mísseis, mortal e venenosa.

    ResponderExcluir

Comente