18 de jul. de 2014

MAST promove atividades sobre astronomia e ciências afins

Nos dias 19 e 20 de julho, o MAST oferece uma programação para todas as idades: Observação do Céu, visitas orientadas pelo campus do Museu, as atividades ASTROmania e Brincando de Matemático. Tudo gratuito!



“A lua, quando ela roda, é nova, crescente ou meia-lua. É cheia... e quando ela roda, minguante e meia...”. A música “A Lua” do grupo MPB4 descreve as fases da Lua, mas você sabe como elas acontecem? Neste sábado, 19 de julho, venha, com sua família e amigos, ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para participar do ASTROmania! O MAST fica Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita!

Neste mês de julho, o ASTROmania faz uma homenagem aos 45 anos da chegada do homem à Lua, apresentando o tema “Quantas fases tem a Lua?”. Você descobrirá por que a Lua apresenta fases e como influencia nossas vidas e fenômenos da Natureza. Para que você aprenda a reconhecer essas fases, será montado um planisfério lunar! A atividade, que acontece às 16h, é direcionada a adultos, jovens e crianças.

No sábado e também no domingo, dia 20 de julho, às 15 e 17h, haverá visita orientada pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, as exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Uma das atrações da visita orientada é a exposição “Estações do Ano, a Terra em Movimento” que proporciona aos visitantes uma oportunidade para desvendarem algumas curiosidades sobre as fases da Lua, os ciclos dos dias e das noites e as estações do ano em diferentes regiões do Brasil, da Terra e em outros planetas do Sistema Solar. A mostra possibilita a interação através de aparatos 3D, multimídias, vídeos, painéis e uma cenografia do céu.

A diversão continua no Programa de Observação do Céu que acontece a partir das 17h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e ciências afins e, logo depois, a apresentação da palestra O Céu do Mês. Às 18h30, os visitantes são convidados a observar o céu a olho nu ou utilizando a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado.

E no domingo, quem vier ao MAST, poderá participar do Brincando de Matemático! São brincadeiras com as formas geométricas, desde aquelas que se autoreplicam até o tradicional tangram. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com enigmas, segredos, Torres de Hanói; e a capacidade de estratégia é estimulada com o jogo da velha. A atividade é dirigida ao público de todas as idades: pais, filhos e grupos de amigos, todos podem brincar juntos.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586
Bairro Imperial de São Cristóvão - Rio de Janeiro
(21) 3514-5200
www.mast.br


SÁBADO, 19 de julho
15h | 17h
Visita orientada

16h
Astromania
Tema: Quantas fases tem a Lua?
Local: sala de atividades do prédio sede

17h30 às 18h
Céu do mês

18h30 às 20h
Observação do céu
Local: campus do MAST


DOMINGO, 20 de julho
15h | 17h
Visita orientada

16h
Brincando de matemático
Local: sala de atividades do prédio sede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente