18 de jul. de 2014

Polo Astronômico serve de modelo para criação de planetário em Toledo

(Cidade Foz) Uma equipe multidisciplinar composta por administradores, contadores, professores, técnicos e engenheiros da prefeitura de Toledo esteve no Polo Astronômico, instalado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para conhecer a estrutura e projetos, no dia 18 de junho. O objetivo é construir um planetário no município e atender a demanda de formação de professores e ações voltadas para o turismo.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, que também acompanhou a visita, o projeto visa estabelecer um aprofundamento de conhecimento das pessoas. “Queremos despertar nas crianças e adolescentes o interesse por aquilo que um planetário pode oferecer. Esta é uma ferramenta que nós entendemos ser importante para o município”, destacou.

Até hoje, mais de mil professores já foram capacitados no curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”, ofertado pelo Polo. A ação atende a uma necessidade do Paraná, onde a astronomia é matéria estruturante do currículo de ciência da Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR). Essa atuação foi um dos aspectos destacados pela comitiva de Toledo.

“A formação continuada precisar ser aprofundada e, para isso, precisamos também de espaços adequados. Como professora, eu sempre achei que um dos conteúdos que mais encanta as crianças é a astronomia, por outro lado, para nós professores não é um conteúdo fácil”, disse Tania De Grandi, Secretária de Educação de Toledo.

“Nossa aposta de mudança é por meio da educação”, enfatizou o diretor superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Sotuyo, que colocou à disposição toda a equipe da Fundação para repassar os conhecimentos adquiridos para que o planetário de Toledo tenha um curto período de tempo para a instalação.

Após a visita, será desenvolvido um projeto, durante os próximos seis meses, para estabelecer o modelo de planetário que será implantado no município de Toledo. A partir de 2015 começam as obras e execução do projeto. O planetário deve ser instalado em área próxima ao Lago Municipal de Toledo.

“Pensamos num contexto de ensino, aprendizado e turismo. Queremos estabelecer mais um marco para o município, além de tantos outros que já temos. Fazer com que a presença de um planetário sirva também como uma ferramenta de aprofundamento do conhecimento e que desperte jovens e crianças para a ciência”, finalizou Lunitti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente