21 de jul. de 2014

Papa recebe jovens astrónomos de Curso de Verão em Castelgandolfo


(Radio Vaticana) Decorreu no último mês de junho, em Castelgandolfo, o XIV Curso de Verão do Observatório Astronómico do Vaticano, com a participação de vinte e cinco jovens recentemente formados em Astronomia, homens e mulheres, provenientes de 23 diferentes países. Tema deste ano: “Galáxias próximas e distantes, novas e antigas”.

Recebendo-os durante a manhã em audiência, juntamente com os quatro professores (americanos) deste Curso e os jesuítas e pessoal do Observatório de Castelgandolfo, o Papa Francisco congratulou-se com esta iniciativa, fazendo notar que, para além do estudo das galáxias, esta atividade conjunta permitiu uma partilha das respectivas tradições culturais e religiosas, dando um “belo testemunho de diálogo e de convivência na harmonia”.

Vendo os vossos rostos, parece-me admirar um mosaico que compreende povos de todas as parte do mundo. É justo que todos os povos tenham acesso à investigação eá formação científica. Que todos os povos possam gozar dos benefícios da ciência é um desafio que nos empenha a todos, especialmente aos cientistas.

A Escola de Astrofísica do Observatório do Vaticano torna-se assim um lugar onde os jovens do mundo dialogam, colaboram e se ajudam mutuamente na busca da verdade.

Esta iniciativa simples e concreta mostra que as ciências podem ser um instrumento apropriado e eficaz para promover a paz e a justiça. É também por isso que a Igreja se encontra empenhada no diálogo com as ciências a partir da luz oferecida pela fé, na convicção de que a fé pode alargar as perspectivas da razão, enriquecendo-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente