21 de jul. de 2014

"Verão na Devesa" com múltiplas atividades para crianças e jovens (Portugal)


(Local. PT - Portugal) Que o Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, esconde tesouros de rara beleza já toda a gente sabe, mas a novidade agora é que esconde realmente tesouros e cabe às crianças e jovens encontra-los. A partir de um mapa e de várias pistas, os participantes percorrem o parque conhecendo os cantos e recantos em busca do tal tesouro. Esta é apenas uma das muitas atividades que preenchem o “Verão na Devesa”, uma iniciativa que está a decorrer nos meses de Julho e Agosto, envolvendo várias dezenas de crianças e jovens.

Com a atividade “Caça ao Tesouro”, as crianças conhecem o parque, praticam exercício físico e, ao mesmo tempo, desenvolvem o sentido de orientação e adquirem conhecimentos nas áreas da botânica, biologia, matemática ou história. Mas há mais, muito mais e as atividades estendem-se às famílias.

É o caso da “Visita às Estrelas”, uma ação promovida em parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, que vai decorrer nos dias 25 e 29 de Julho, entre as 22h00 e as 24h00. Com os pés bem assentes na terra e os olhos postos no céu será possível observar as estrelas e as constelações. Dependendo da noite, poderá ser possível observar a Lua, Saturno e Marte.

“Herbário da Devesa” é outra das actividades propostas, onde através das folhas de várias árvores e arbustos, as crianças aprendem a identificar e classificar as folhas e as espécies. “À Descoberta da Biodiversidade” leva os participantes num passeio pelo parque abordando temas como o ciclo de vida de plantas e animais.

Nas atividades, todos os sentidos são explorados, assim para além da observação, as crianças são ainda convidadas a sentir os “Aromas da Devesa”, numa iniciativa que os leva a tocar, cheirar e comer algumas ervas aromáticas, explicando as propriedades e as suas utilizações.

Tocar a terra e descobrir como se geram as frutas e os legumes é o que se pretende com a atividade “Da semente para a terra”, que decorre nas hortas urbanas. No que diz respeito a este tema existe ainda o desafio “A Minha Horta é uma Lagarta”, onde a partir de um pequeno tubo, se constrói uma “lagarta” plantada com hortícolas.

Aqui a criatividade também é posta à prova com o projeto “Ser + Criativo na Devesa”, onde as crianças preenchem uma tela com elementos naturais, com folhas, ramos e pedras.

Em Setembro, os vários trabalhos serão expostos na Feira de Artesanato e Gastronomia, que vai decorrer entre 29 de agosto e 7 de setembro, no centro da cidade famalicense.

Outra das atividades propostas para estes dias quentes é o Percurso Interpretativo do Parque da Devesa, organizada pelos serviços educativos do município, onde os participantes fazem uma visita guiada ao parque, apresentando-lhes os exemplos de fauna e flora existente.

São cerca de uma dezena as atividades sugeridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente