26 de ago. de 2014

450a. Reunião Mensal do CARJ



VENTOS ESTELARES

A próxima palestra do Clube de Astronomia do RJ, terá a presença do professor Adjunto do Observatório do Valongo, Wagner L.F. Marcolino, que aceitou o convite do Clube. Será a sua primeira palestra no CARJ. A seguir o resumo enviado por ele sobre o que será abordado naquela oportunidade.

“Abordaremos o conceito de ventos estelares, procurando modificar a visão que geralmente se tem acerca das estrelas. Mostraremos evidências que o Sol e a grande maioria das estrelas perdem massa continuamente para o espaço, causando grande impacto ao redor. Discutiremos a física envolvida na produção dos ventos. Além disso, mostraremos que sem incluí-los na teoria de evolução estelar não conseguimos explicar vários fenômenos observados (e.g.raios-X, rotação de estrelas massivas nas Nuvens de Magalhães, abundâncias químicas peculiares) e nem mesmo a existência de certos tipos fascinantes de estrelas (e.g.,estrelas Wolf- Rayet).”

Não deixem de participar da reunião. Estaremos aguardando vocês.

O palestrante é professor adjunto do curso de graduação e pós-graduação em Astronomia da UFRJ (Observatório do Valongo). Obteve seu Doutoramento no Observatório Nacional /MCTI, com estágio na Universidade de Pittsburgh(EUA) e no Laboratoire d’ Astrophysique de Marseille (França/Pós-doutorado). Trabalha na área de Astrofísica Estelar, com ênfase em Estrelas Massivas.

DATA: 27 de agosto de 2014 (quarta-feira)
LOCAL: Rua Alcindo Guanabara 24 - 13º andar- Centro
HORA: 20:00 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente