26 de ago. de 2014

Concurso de astronomia para estudantes é tema de informativo

Publicação do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) destaca a segunda edição do projeto 'Escolha um Objeto Astronômico para ser Observado com o Telescópio Soar'

(JC) A edição de agosto do informativo LNA em Dia destaca a segunda edição do concurso 'Escolha um Objeto Astronômico para ser Observado com o Telescópio Soar'. Estudantes brasileiros do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar, baseando sua proposta no interesse científico e no apelo visual do objeto.

O concurso premia os estudantes brasileiros autores das melhores propostas com uma imagem digital de alta resolução do objeto astronômico indicado, feita com o Telescópio Soar por astrônomos profissionais.

As escolas dos estudantes vencedores receberão a visita de um astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), que é o escritório do projeto no Brasil. Ele vai proferir uma palestra sobre a instituição, o instrumento e o objeto astronômico escolhido.

Além disso, os estudantes do ensino médio vencedores poderão participar de uma visita ao Soar, localizado nas montanhas do Chile, e os estudantes do ensino fundamental vencedores poderão participar de uma visita às instalações do LNA em Itajubá (MG) e do Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG).

O boletim de agosto conta como foi a visita do ganhador da primeira edição, Danilo Oliveira Imparato, ao observatório chileno. Ainda sobre o projeto, noticia o relatório de avaliação sobre o uso do telescópio no semestre passado.

A publicação também traz as novidades sobre o Observatório Gemini, outra iniciativa internacional com participação da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Uma das matérias aborda os resultados da primeira fase de comissionamento do instrumento Graces. Outra, o trabalho de pesquisadores que revelou uma das melhores e, possivelmente, uma das mais potentes fontes de ondas gravitacionais conhecidas até hoje, segundo o texto. A atividade vulcânica da lua Io, de Júpiter, também faz parte dos conteúdos.

Quanto ao Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT, na sigla em inglês), o LNA em Dia relata como a espectroscopia de alta resolução tem fornecido novas pistas sobre a formação de planetas gigantes.

O número de agosto também relata o começo do uso do novo telescópio do Observatório no Telhado (OnT), do LNA.

Saiba mais
O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é uma das unidades de pesquisa integrantes da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). Ele foi o primeiro Laboratório Nacional implementado no Brasil em 1985 e, desde então, seu modelo tem sido aperfeiçoado. A sede do LNA está localizada na cidade de Itajubá, no sul do estado de Minas Gerais, onde se encontra instalada sua administração central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente