4 de ago. de 2014
Educação e Astronomia se juntam no Acre e Rondônia entre 4 e 23 de agosto
(MAST) Entre os dias 4 e 23 de agosto, um time internacional de astrônomos e comunicadores de ciência visita os estados do Acre e Rondônia para realizar atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul (no Acre), Cacoal a aldeia Suruí (em Rondônia). O programa, chamado GalileoMobile, está no Brasil pela primeira vez e tem a intenção de levar conhecimento e diversão através da Astronomia para cerca de dois mil estudantes e 150 educadores da região.
A Astronomia pode ser uma valiosa ferramenta na educação de crianças e adultos: é fácil olhar para o céu e se maravilhar com a beleza dos astros, principalmente à noite. A disciplina pode ser, também, instrumento de inclusão social e engajamento de pessoas de todas as idades.
E é por isto que a equipe do GalileoMobile (GM) está com o pé na estrada mais uma vez: para espalhar o contentamento pela descoberta. O programa visa fomentar a educação científica através de atividades relacionadas à Astronomia e está visitando o Brasil pela primeira vez. Entre 4 e 23 de agosto, Acre e Rondônia recebem pesquisadores e comunicadores de ciência da América Latina e Europa para compartilhar experiências e conhecimento sobre o céu. “A ideia é mostrar às crianças que o conhecimento científico é muito mais acessível e bonito que parece. E a Astronomia é uma ferramenta excelente para introduzir certos conceitos que poderiam ser bem mais áridos se colocados fora deste contexto”, diz o coordenador do GM e pesquisador do CEA Saclay-Paris Fabio Del Sordo.
Durante dezenove dias, alunos do ensino secundário poderão realizar observações da Lua, identificar constelações, classificar galáxias e construir relógios solares, entre outras atividades. Muitos terão contato com um telescópio pela primeira vez - mas não se trata de fazer o conhecimento fluir em apenas uma direção. “É uma felicidade muito grande ver o GalileoMobile, projeto que vi nascer, visitando nosso país. Estou muito entusiasmada para aprender como a Astronomia faz parte da vida de pessoas que vivem em harmonia com a natureza”, conta Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciencias Afins (MAST) e membro do GalileoMobile desde o início do projeto, em 2008. Ela coordena a parte brasileira da expedição junto com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda. Ele também não esconde seu entusiasmo: “É muito gratificante participar do GM e poder desenvolver atividades relacionadas à Astronomia na região amazônica brasileira. Temos muito a aprender e a compartilhar com as pessoas que vivem nesse lugar fantástico do nosso planeta”, diz.
A expedição, apelidada de “BraBo” - acrônimo que liga os dois países da rota, Brasil e Bolívia -, segue para os estados do Acre e Rondônia depois de passar pela região de Pando, na Bolívia. Durante cinco semanas, a equipe do GalileoMobile visita um total de doze escolas com o intuito de alcançar cerca de 1.500 estudantes de ensino secundário, além de treinar cerca de 600 professores em oficinas para aplicar atividades desenvolvidas pelo GalileoMobile para enriquecer suas aulas de Ciências.
Parte do material a ser utilizado nas oficinas e doado às escolas foi concedida pela seção de Astronomia pelo Desenvolvimento da União Astronômica Internacional (OAD, na sigla em Inglês), pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo projeto UniverseAwareness (UNAWE), parceiro do GalileoMobile. O restante foi obtido por uma campanha de crowdfunding.
Esta viagem acontece em colaboração e apoio de:
Associação Pamaur do Clã Makor do Povo PaiterSuruí (Makor-ey)
A Touch of the Universe (ATU)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Costruzioni Generali Marescalchi (Co.Ge.Mar.)
Direccion Departamental de Educación de Pando (DDEP)
DeutschesZentrumfur Luft (DLR)
European Southern Observatory (ESO)
Galileo Teacher Training Programme (GTTP)
Gobierno Autónomo Municipal de Cobija
The InternationalAstronomical Union OfficeofAstronomy for Development (IAU-OAD)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IF-AC)
Institute for Molecules and Materials of the Radboud University Nijmegen (IMM)
Museu de Astronomia e Ciencias Afins (MAST)
Universidade de Estocolmo
SwissnexBrazil
UniverseAwareness (UNAWE)
Agenda - Brasil:
• 4 de agosto: Rio Branco, Acre. Atividade: Centro de Atendimento de Deficientes Visuais (CADV)
• 5 de agosto: Rio Branco, Acre. Atividade: Oficina de Aperfeiçoamento em Astronomia para Professores no Campus Rio Branco (IF-AC)
• 6 de agosto: Rio Branco, Acre. Atividade: Oficina de Astronomia para estudantes de graduação das áreas de ciências no Campus Rio Branco (IF-AC)
• 7-8 de agosto: Sena Madureira, Acre. Atividade: Escola Estadual de Ensino Medio Dom JulioMatio ll.
• 11 de agosto: Cruzeiro do Sul, Acre. Atividade: Oficina de Aperfeiçoamento em Astronomia para Professores no Campus Cruzeiro (IF-AC)
• 12 de agosto: Cruzeiro do Sul, Acre. Atividade: Oficina de Astronomia para estudantes de graduação das áreas de ciências no Campus Cruzeiro (IF-AC)
• 13 de agosto: Cruzeiro do Sul, Acre. Atividade: Atividades com estudantes de Ensino Médio no Campus Cruzeiro (IF-AC)
• 17 de agosto: Cacoal, Rondônia. Atividade: Cerimônia de Abertura da temporada “BraBo Rondônia” no Centro de Formação PaiterSuruí, Associação Metareilá
• 18 de agosto: Cacoal, Rondônia. Atividade: Oficina de Aperfeiçoamento em Astronomia para Professores no Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
• 19 de agosto: Cacoal, Rondônia. Atividade: Escola Estadual Cora Coralina
• 20-21 de agosto: Aldeia Suruí, Linha 12, Rondônia Atividade: Escola indígena
• 22-23 de agosto: Aldeia Suruí, Linha 12, Rondônia Atividade: Escola indígena
• 26 de agosto: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Atividade: Participação no Workshop Internacional sobre divulgação da ciência em locais de difícil acesso no MAST
Sobre o GalileoMobile
GalileoMobile (GM) é um projeto itinerante de educação em Astronomia. É uma iniciativa sem fins lucrativos organizada por astrônomos, educadores e comunicadores de ciência voluntários, provenientes dos continentes europeu e americano. Seu maior objetivo é levar Astronomia para jovens ao redor do mundo, em especial a regiões com pouco ou nenhum acesso a ações de divulgação científica. A fim de tornar isto possível, os membros do GM organizam atividades em escolas e locais afastados dos grandes centros para estimular a vontade de aprender através das belezas do Universo.
Iniciado em 2008, o GM foi designado como projeto especial no âmbito do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009), definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e União Astronômica Internacional (UAI). Conta com o apoio da iniciativa UniverseAwareness e trabalha em conjunto com os projetos GalileoTeacher Training Programme e A TouchofUniverse. Desde 2009, o GalileoMobile tem desenvolvido atividades no Chile, Bolívia, Peru, Índia e Uganda. Bolívia, mais uma vez, e o Brasil, são a próxima parada entre Julho e Agosto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente