Observação ocorre na PUCPR, nas segundas e sextas se o tempo for bom. Aulas são gratuitas e guiadas por uma professor de astronomia.
(G1) Ver os detalhes da superfície da lua, os anéis de Saturno e reconhecer as constelações são algumas das experiências de quem participa de uma das aulas gratuitas de astronomia no planetário digital, localizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. No local, o físico e professor de astronomia João Carlos de Oliveira auxilia o aluno a observar o céu em um telescópio profissional e ainda ensina sobre os astros.
“Temos um espetáculo embaixo da nossa cabeça todos os dias e a gente nem percebe”, conta o professor. Durante a aula, enquanto algumas pessoas fazem fila para olhar pelo telescópio, João Carlos aponta os locais das estrelas e planetas, contextualiza o que será observado e tira-dúvidas. A aula não segue um cronograma rígido, já que a posição das estrelas e planetas sempre está mudando.
“Também depende do tempo. Em dias mais úmidos, já não dá para ver tantos objetos”, explica João Carlos.
Em média, 20 pessoas participam de cada turma, mas já houve casos de até 80 participantes. O grupo reúne crianças, estudiosos em astronomia e alguns curiosos. A enfermeira Helena Couto ficou sabendo sobre a aula no dia e resolveu participar. “Não estudo o tema, só tenho curiosidade mesmo”, explica.
Já o médico Carlos Eduardo Leitão se interessa pelo assunto há bastante tempo e trouxe a mulher os filhos para participarem da observação. “A gente não tem a oportunidade de ver estes detalhes no dia-a-dia, então é algo muito interessante, surpreendente”, comenta.
A observação com o telescópio ocorre as segundas e sextas-feiras, das 18h30 as 21h, sempre que o céu estiver limpo. Porém, quando o tempo não está favorável, o professor reúne os interessados e faz um bate-papo no planetário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente