13 de ago. de 2014

Exposição sobre química fica até 24 de agosto no MAST

Inaugurada em 05 de dezembro de 2012, a exposição Química na história do Universo, da Terra e do Corpo passará a itinerar. O primeiro destino da mostra será o espaço INB em Caetité (BA).



A exposição Química na história do Universo, da Terra e do Corpo ficará aberta para visitação no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) apenas até o dia 24 de agosto deste ano. Inaugurada em 05 de dezembro de 2012, a exposição entende a Química como ciência da transformação da matéria, por meio de uma abordagem histórica e com suas implicações no cotidiano social. Em três módulos, ela perpassa uma linha do tempo que mostra a história da Química relacionada aos elementos Universo, Terra e Corpo por meio de painéis, ambientações, vídeos e projeções.

No primeiro módulo, Universo, a imagem de uma galáxia ajuda a explicar a Química como agente da origem e da evolução do mundo. O módulo Terra aborda a evolução da Química através dos séculos e apresenta os elementos químicos e estudos relacionados. Para melhor compreensão dos assuntos abordados, utiliza-se uma enorme tabela periódica.

Um laboratório do século XX, representado através de uma ambientação, traz uma bancada sobre a qual estão dispostos frascos, balanças, centrífugas e outros aparatos científicos usados no estudo da Química. Neste espaço, a exposição convida os visitantes a conhecerem, também, outra ambientação de um laboratório de alquimia do século XV.

O último módulo da exposição, sobre o Corpo, aborda a relação da Química como ciência que permite a manipulação das estruturas do ser vivo. A projeção de uma infogravura concebida a partir do homem vitruviano é acompanhada por textos de Louis Pasteur e de Marie Curie, ganhadora dos Prêmios Nobel de Física, em 1903, pela descoberta da radioatividade, e de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio e por investigar suas propriedades.

O conteúdo digitalizado da exposição Química na história do Universo, da Terra e do Corpo continuará acessível através do site www.mast.br. Na versão digitalizada em 3d, o visitante pode viajar através dos espaços da mostra e visualizar todos os seus painéis, equipamentos históricos, vídeos e projeções.

Depois de sair do MAST, a exposição passará a itinerar. O conteúdo será adaptado para uma plataforma multimídia interativa, com telas touchscreen, que permitirá um maior aprofundamento dos assuntos abordados. O primeiro destino da mostra será o espaço INB - Indústrias Nucleares do Brasil - em Caetité, Bahia, e sua inauguração deverá acontecer até o final deste ano.

No espaço que se abrirá no MAST, será montada uma exposição que tem como proposta explorar o que se conhece sobre o espaço e suas dimensões através de plataformas interativas. A mostra deverá ser inaugurada até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente