19 de ago. de 2014
Mercúrio: o mensageiro dos deuses
(Dermeval Carneiro - O Povo) Com a nova definição de planeta feita pela União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês), de que Plutão não é mais classificado como planeta, Mercúrio passou a ser o menor planeta do Sistema Solar. A decisão foi tomada em assembleia realizada em agosto de 2006, em Praga, na República Checa.
Ele é o mais interno dos planetas. Seu ano (rotação em torno do Sol) dura cerca de 88 dias terrestres e seu dia (rotação em torno do seu eixo) tem a duração de aproximadamente 58 dias terrestres. O amigo leitor deve notar o fato curioso – que o ano de Mercúrio dura quase um dia e meio de Mercúrio.
Muitos ainda acham que ele é o mais quente entre os planetas, pelo fato de ser o mais próximo do Sol. Mas a coisa não é bem assim – o mais quente entre os planetas é Vênus, devido sua densa atmosfera que aprisiona o calor que vem do Sol, gerando o fenômeno chamado de “efeito estufa”.
A face de Mercúrio de frente para o Sol (durante o dia) atinge uma temperatura de 410ºC, já a face oposta ao Sol (noite), a temperatura chega aos 180 graus abaixo de zero.
O leitor deve perceber pelas imagens que Mercúrio é muito parecido com a Lua, com muitas crateras de impacto e superfícies planas. Possui um núcleo com grande quantidade de ferro, o que gera um campo magnético equivalente a 1% do campo da Terra.
Mercúrio não possui atmosfera e nem satélites. Seu diâmetro é cerca de 40% menor que o da Terra e 40% maior que o da Lua. O planeta já foi visitado por duas sondas: Mariner 10, entre 1974 e 1975, e Messenger, que mapeou o planeta em janeiro de 2008.
Na mitologia era também chamado de “O Mensageiro dos Deuses”, talvez por ser o planeta que se desloca mais rápido no céu. Uma bela descrição de uma das mitologias associadas a Mercúrio, é a que Rubens de Azevedo apresenta no seu livro No Mundo da Estelândia (editora do Brasil, 1968), a qual mostramos um pequeno trecho ao lado:
“Mercúrio, também chamado de Hermes, pelos gregos, era filho de Zeus (Júpiter) e a ninfa Maia. Do nome Mercúrio provém mercatura – negócio. Como deus ligado às coisas terrenas, ele era patrono dos negociantes.
No Olimpo, era o mais ocupado dos deuses. Mensageiro e confidente, governava a política, dirigia as assembleias e os jogos. Era o mais eloquente dos habitantes do sagrado monte. Superintendia os negócios particulares de Zeus. Possui asas nos pés, que lhe dava extrema mobilidade.
Esteve algum tempo casado com Afrodite – Vênus. Dessa união, nasceu um menino que recebeu o nome de Hermafrodito (de Hermes e de Afrodite). Esse jovem suscitou forte paixão pela ninfa Sálmacis, que pediu aos deuses que unissem para sempre o seu corpo e o de Hermafrodito. Os deuses concederam a graça pedida e a esta união chamou-se Andrógena, isto é, homem e mulher ao mesmo tempo.
Os prisioneiros dos primitivos gregos tinham suas línguas queimadas em homenagem a Mercúrio – o deus da eloquência. Os romanos lhe consagraram o dia de quarta-feira, que era por eles chamado Mercurii Dies. Daí provém o Mercredi (francês), o Miércoles (espanhol) e o Mercoledi (italiano)”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente