5 de ago. de 2014

Ronaldo Mourão: lembranças com o mestre - V



Desde meus 10 anos começei a ler as enciclopédias Britânicas em busca de assuntos de Astronomia pois eram a minha única fonte além de um daqueles pequenos livros da série Prisma de Astronomia. Os verbetes eram todos do Professor Mourão e foi meu primeiro contrato com o que ele escreveu.

Mais velho com uns 15 anos passei a adquirir livros de Astronomia e os do Mourão eram os melhores que tive nessa época, fazendo com que ele fosse meu primeiro mestre mesmo pelos livros.

Depois os seus anuários eram a fonte das efemérides que eu tinha desde os 15 aos 30 anos de idade, consegui ainda o Manual do Astrônomo de sua autoria que juntamente com o Manual do Astrônomo Amador de Jean Nicolini o segundo mestre a distância que tive, me ensinaram os primeiros passos da Astronomia amadora mais séria e aprimorada e me foi útil quando fui trabalhar como monitor de astronomia do Observatório do CDA - USP em São Carlos - SP. Nessa época o cometa de Halley voltou e eu tive a chance de aprender a lidar com o público no observatório, além de fazer observaçoes e desenhos de Marte tanto na luneta do Observatório como na minha pequena luneta de 80 mm .

Finalmente em 2004 durante o 7° Enast em Brotas SP na Fundação CEU, eu tive a honra de conhecer o querido mestre Mourão que estava naquela ocasião acertando um telescópio com filtro para observação solar juntamente com o astrônomo,amigo e também grande mestre Nelson Travnik . Acabei participando da conversa e discussão deles e demais ali presentes da melhor forma de se apontar a buscadora ao Sol sem riscos, etc...

Foi uma breve conversa mas foi importante para mim que apenas o conhecia pelos livros e TV.

Após isso tive ainda a honra de ter elogios dele em minhas imagens planetárias postadas em páginas da net e em grupos de astronomia do facebook que ele por um breve periodo participou.

Concluindo só posso desejar que ele descanse em paz entre as estrelas seu lugar conquistado com muito merecimento ...

Antônio Martini Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente