19 de set. de 2014

Ciência na agenda

Fique ligado nos eventos sobre Ciências que vão rolar em São Carlos nos próximos dias



(Agência Ciência Web) Que tal fazer um programa divertido e ainda aumentar seus conhecimentos em Ciências? Neste final de semana e no início da próxima semana, uma serie de atividades vão te dar a oportunidade de unir lazer e estudo. Agende-se!

Astronomia
Neste sábado, tem mais uma edição da Sessão Astronomia no Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos. A partir das 21h, José de Arimatea Gomes da Silva Filho, da equipe do Observatório, vai falar sobre equinócios, fenômenos que marcam a entrada da primavera e do outono, quando dia e noite têm durações iguais.

Já no domingo, às 20h, é a vez do Cine Observatório, que vai exibir o filme Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira. A aventura mostra uma missão urgente da nave Enterprise para salvar embaixadores sequestrados pelo vilão Sybok, um renegado do planeta Vulcano e meio-irmão de Spok.

Quem for aos Observatório sexta, sábado ou domingo, entre 20h e 22h, também poderá observar o céu noturno com o auxílio de telescópios e tirar suas dúvidas sobre Astronomia com os monitores. O Observatório fica no campus 1 da USP, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. A entrada para os eventos é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3373 9191.

Carreira
Ainda tem dúvidas sobre que profissão seguir? Então se ligue no Universidade Aberta, evento que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove todos os anos para alunod de ensino médio, cursinho e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Neste ano, são esperados cerca de 15 mil estudantes entre os dias 22 e 23 de setembro, segunda e terça, no campus de São Carlos.

Além de saber um pouco mais sobre diversos cursos oferecidos pela universidade, os estudantes poderão fazer um tour pelo campus, visitar laboratórios e conhecer outras iniciativas voltadas a aumentar o interesse de jovens pela Ciência, como o Circo da Ciência, que vai apresentar experimentos, peças de teatro e diversas brincadeiras interativas sobre esse tema. Mais informações sobre a programação do Universidade Aberta podem ser obtidas no site www.visite.ufscar.br ou pelo e-mail evandrocarvalho@ufscar.br.

Água
Assunto bastante comentado ultimamente, devido à estiagem e problemas de falta de abastecimento em diversas cidades, a água será o tema desta edição do Ciência às 19h. O evento será realizado na próxima terça, dia 23, a partir das 19h no anfiteatro Sérgio Mascarenhas no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP.

O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) José Galizia Tundisi vai abordar temas ligados à quantidade e qualidade da água, considerando mudanças globais, atividades humanas e usos múltiplos. Além disso, destacará que uma possível solução para problemas encontrados é a gestão integrada de recursos hídricos e governança efetiva de bacias hidrográficas, integrando ciência e tecnologia.

Mais informações pelos telefones (16) 3373 8075 e 3373 8689, pelo e-mail laf@ifsc.usp.br ou pelo site www.ciencia19h.ifsc.usp.br.

Curso
Se você curte Astronomia, que tal dar um up no que você sabe sobre a ciência dos astros? A partir desta terça, dia 23, estão abertas as inscrições para o minicurso de Introdução à Astronomia promovido pelo Observatório Dietrich Schiel do CDCC. As atividades terão o objetivo de introduzir conceitos básicos sobre esse tema para quem não tem conhecimento prévio.

As aulas são presenciais e envolvem atividades práticas de observação do céu e manuseio de telescópios. Elas serão realizadas a partir do dia 10 de outubro, sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h, no próprio Observatório, no campus 1 da USP São Carlos.

As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do minicurso, pessoalmente, pelo telefone (16) 3373 9191 ou pelo e-mail cda@cdcc.usp.br. Basta fornecer nome , data de nascimento, nome do pai ou responsável (no caso de menor de 18 anos), telefones de contato, endereço completo (com CEP), e-mail e escolaridade. As vagas são limitadas a 50 participantes. Mais informações pelo telefone (16) 3373 9191.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente