19 de set. de 2014

GEDAL promove acampamento astronômico em Londrina

Objetivo do evento é observar o céu, conhecer novos equipamentos astronômicos, trocar experiências e fazer novas amizades

(UEL/Bonde) O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) promove no próximo sábado (20) o 2º Acampamento Astronômico do GEDAL. O acompanhamento será no Castelo Eldorado, no município de Marilândia do Sul, a 80 km de Londrina. A iniciativa será realizada em conjunto com o Observatório Astronômico do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL). O valor da entrada é de R$20, e deverá ser pago aos proprietários do Castelo.

Haverá uma concentração no estacionamento do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, no campus da UEL. A saída está prevista para às 14h30 do sábado, em caravana, chegando ao Castelo Eldorado por volta das 16 horas. O objetivo do evento é observar o céu, conhecer novos equipamentos astronômicos, trocar experiências e fazer novas amizades. As atividades vão começar ao anoitecer com observações de Saturno e Marte, e se estendem até o amanhecer, finalizando com a observação de Júpiter e da Lua.

Já durante toda a noite e madrugada, serão observados inúmeros objetos, entre eles, aglomerados abertos e globulares, nebulosas, galáxias e estrelas duplas. Os participantes terão à disposição equipamentos para a obeservação do céu. Em caso de mau tempo, o evento será cancelado. O GEDAL orienta que é essencial levar comida e bebida; barracas ou sacos de dormir; cadeiras de plástico ou banquetas.

Mais informações entrar em contato com Newton Cesar Florencio, coordenador do evento, e diretor da sessão de observação astronômica do GEDAL, pelo e-mail newtonnet2006@hotmail.com; ou com Miguel Fernando Moreno, presidente do GEDAL, pelo telefone (43) 9962-9996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente