18 de set. de 2014

Cientistas vão explorar mar profundo onde computador mais antigo foi achado


(UOL) Arqueólogos começaram nesta segunda-feira (15) a usar um novo dispositivo revolucionário para explorar, em mares profundos, o local de um antigo naufrágio onde um dos objetos científicos mais notáveis da antiguidade foi encontrado: o mecanismo de Antikythera.

O artefato do século 2 a.C é conhecido como o mais antigo computador do mundo e foi descoberto por pescadores de esponjas na virada do século 20 nos arredores de uma ilha no mar Egeu. O dispositivo complexo de até 40 engrenagens de bronze era usado pelos antigos gregos para acompanhar os ciclos do sistema solar. Foram necessários mais de 1.500 anos para que um relógio astronômico com tecnologia semelhante fosse fabricado na Europa.

Os arqueólogos vão usar um novo equipamento de mergulho para alcançar o dobro da profundidade que geralmente conseguem atingir e permanecer, com segurança, por mais tempo nas profundezas do mar.

O Exosuit, construído no Canadá pela Nuytco Research, permitirá que os mergulhadores atinjam 150 metros de profundidade e ainda realizem tarefas delicadas, diz o arqueólogo grego Theotokis Theodoulou. "É um instrumento que expande nossas capacidades", declarou o cientista à agência AFP.

O computador mais antigo do mundo foi encontrado nos destroços de um navio que aparentemente transportava riquezas para Roma. Os investigadores estão convencidos de que ainda é possível encontrar outras peças inestimáveis a bordo.

Os arqueólogos também esperam confirmar a presença de um segundo navio, que estaria provavelmente a cerca de 250 metros de distância do local da descoberta original.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente