2 de set. de 2014

Planetário de Santo André - Programa de Formação de Professores Galileu




A Secretaria de Educação de Santo André e a Sabina Escola Parque do Conhecimento junto com o Planetário e Teatro Digital de Santo André (Johannes Kepler), em parceria com o Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (IPRODESC) e o Galileo Teacher Training Program, convidam os professores de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santo André a participar do curso “PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES GALILEU (GALILEO TEACHER TRAINING PROGRAM)”.

Originado durante o Ano Internacional da Astronomia, em 2009, a International Astronomical Union (IAU) em colaboração com os nós locais de diversos países e líderes na área, como o projeto Global Hands-On Universe, a US National Optical Astronomy Observatory e a Astronomical Society of the Pacific se uniram num esforço único e global para capacitar professores através do desenvolvimento do Galileo Teacher Training Program. Reconhecendo a eficiência desse projeto internacional, o Planetário e Teatro Digital de Santo André realizou uma parceria com o Galileo Teacher Training Program e oferecerá, nessa quinta edição de curso, o Programa de Formação de Professores Galileu (Galileo Teacher Training Program).

Destinado para professores do Ensino Fundamental I e II, o curso abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula, enfatizando a Astronomia Observacional como elemento incentivador para os alunos apreciarem e entenderem os objetos celestes presentes no céu, além de motivá-los para o prazer da investigação científica.

Para o professor participante, se aprovado, será emitido um certificado nacional, pela Sabina Escola Parque do Conhecimento, Planetário e Teatro Digital de Santo André (Johannes Kepler) e Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (IPRODESC), além de um certificado internacional, emitido pelo Galileo Teacher Training Program.

Com posse do certificado do Galileo Teacher Training Program o professor participante poderá fazer parte de uma rede mundial de "Embaixadores de Galileu" os quais irão treinar "Professores Galileu" para aplicar de maneira eficiente as ferramentas para educação em astronomia no currículo de ciências em escolas de todo o mundo. Os "Professores Galileu" serão preparados também para treinar outros professores no uso dessas metodologias, passando adiante o trabalho iniciado durante o Ano Internacional da Astronomia.

O curso será oferecido aos sábados, com início dia 13 de setembro, no período da manhã (das 9h às 11h), totalizando uma carga horária de 16 horas e mais 4 extra classe, distribuídos em 8 encontros. As inscrições devem ser realizadas até 11 de setembro pelo e-mail sabina@santoandre.sp.gov.br, mencionando no título do e-mail a informação: GTTP.

COMO SE INSCREVER:
Encaminhe o formulário de inscrição anexo, devidamente preenchido, aos cuidados de Fernanda Calipo, com o título “GTTP”.
E-mail: sabina@santoandre.sp.gov.br

LOCAL DAS AULAS:
Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Acesso pela Rua Juquiá, altura do nº 135, Santo André / SP
Informações: 11 4422-2000
sabina@santoandre.sp.gov.br


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:
OBJETIVOS: Através da parceria estabelecida com o Galileo Teacher Training Program (GTTP), apresentar para professores do Ensino Fundamental I e II conceitos teóricos e práticos de Astronomia Observacional para serem aplicados nas aulas.

REQUISITO: Ser professor do Ensino Fundamental I ou II.

NÚMERO TOTAL DE VAGAS: 100 (cem).

PERÍODO: 13, 20 e 27 de setembro; 04 e 18 de outubro e; 08, 22 e 29 de novembro.

HORÁRIO: das 9h às 11h.

TOTAL DE HORAS: 16 horas, em 8 encontros e mais 4 horas extra classe.

PROFESSORES: Rachel Zuchi, Emerson Perez e Marcos Calil.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO:
Em 22 de novembro, os participantes separados por grupos deverão reconhecer no céu projetado na cúpula do Planetário: os principais objetos celestes visíveis a olho nu; as constelações e; as trajetórias de satélites artificiais.

Em 29 de novembro, das 19h às 21h (horário especial), serão realizadas atividades práticas de avaliação sobre observações do céu noturno e de satélites artificiais, além da divulgação dos resultados das avaliações e entrega dos certificados.

CERTIFICADOS: terão direito a um certificado expedido pela Prefeitura do Município de Santo André e um certificado expedido pelo Galileo Teacher Training Program, os alunos que obterem nota final igual ou superior a 6,0 (seis) e participação mínima de 5 aulas ministradas.

PROGRAMA SUCINTO: 1. Definições e conceitos sobre corpos celestes (aula teórica); 2. Esfera Celeste (aula teórica, na sala de projeção do Planetário); 3. Utilização dos softwares Stellarium e Celestia para o ensino de Astronomia (atividade tecnológica); 4. Reconhecimento do Céu utilizando o Stellarium e o Heavens-Above (atividade tecnológica, na sala de projeção do Planetário); 5. Conceitos teóricos sobre telescópios e binóculos (aula teórica); 6. Construção de astrolábio (atividade prática “Hands-On”); 7. Atividade prática observacional com telescópios e binóculos (atividade observacional externa); 8. Avaliação (prática na sala de projeção do Planetário).

MATERIAL DIDÁTICO: Todos os participantes receberão gratuitamente um material impresso com todos os tópicos e conteúdos que serão aplicados no curso.

INSCRIÇÕES: ATÉ 11 DE SETEMBRO, por e-mail.

INVESTIMENTO: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente