29 de set. de 2014

Planetário do Pará incentiva a busca pelo conhecimento

(Agência Pará) O olhar de 30 crianças e jovens da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, do bairro Castanheira, em Belém, sobre as ciências, certamente não será mais o mesmo depois da manhã desta quarta-feira (24). Isso porque, em visita ao Planetário do Pará Sebastião José da Gama, eles puderam desvendar os mistérios do universo se divertindo. A visita ocorreu em meio à programação de comemoração pelos 15 anos de história do Planetário, que vem, ao longo do tempo, contribuindo para a divulgação científica no estado, integrando professores e pesquisadores, técnicos e alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

João Victor Neves Teixera cursa a quinta série e, a partir da visita, já decidiu qual profissão seguir. “Há muito tempo eu gostava de astronomia e, aqui, foi o espaço mais legal para mim. Tudo isso nos ajuda muito a aprender e a ganhar mais conhecimento, a gente vê como acontece, vê os exemplos. É por isso que já sei que vou ser astrônomo”.

No espaço, que também abriga o Centro de Ciências, os visitantes podem conferir as sessões de cúpula, com projeções sobre o sistema solar, além de ações práticas, como as oficinas, experiências de química e física, e outras atividades, que têm na ludicidade e na interatividade, as suas marcas. “Somos a única instituição desta natureza em todo o Norte do Brasil, e, por isso mesmo, somos referência. Nós procuramos aproximar a população em geral e o público escolar, com a preocupação de fazer com que todo esse conhecimento disponível seja atrativo àqueles que nos visitam”, afirma a diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos.

A professora de João Victor, Lígia Ramos, destacou a importância de espaços e ações como as desenvolvidas pelo Planetário para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para ela, “é sempre bom que os alunos saiam da sala de aula. Lá estamos mais atrelados à teoria e, em locais como este, os alunos veem como tudo acontece. Eles voltam para a sala mais interessados e curiosos. Isso tudo resume no que eu costumo dizer: que educação se completa com teoria e prática”.

Todas as atividades oferecidas aos visitantes contam com a atuação dos monitores, alunos da Uepa e de outras instituições, que, sob a orientação dos professores, exercitam e compartilham seus conhecimentos com o público. Regiram Reis conheceu o mundo da física ainda quando criança em visita ao Planetário. Hoje, ele está no oitavo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Física na Uepa, e já trabalha, desde 2012, na monitoria do espaço. “Fiquei interessado quando ainda era muito pequeno e, desde então, me dediquei nos estudos. Consegui ser aprovado no vestibular e hoje estou aqui, no lugar que me fez decidir a minha carreira. Ver essas crianças é incentivador, porque, além de trabalhar com o público, eu ajudo a inspirar novas cabeças divulgando a ciência”, conta.

A programação de comemoração dos 15 anos do Planetário seguirá até o dia 30 deste mês, dia exato do aniversário do espaço, quando haverá uma sessão solene de homenagens a servidores, professores e alunos que ajudaram e ajudam a contar essa história. Veja a programação completa no site www.uepa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente