20 de out. de 2014

Caravana de Ciência e Tecnologia é recebida no município de Traipu

(Aqui Acontece) A Caravana de Ciência e Tecnologia foi recebida por alunos, professores e comunidades do município de Traipu com bastante interesse. Na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, escolas participantes abordaram a ciência e a tecnologia como instrumento de desenvolvimento humano e puderam envolver estudantes do ensino fundamental e médio em atividades que buscaram a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir em experimentos durante as oficinas.

Em Traipu, a Escola Municipal Francisco Mangabeiras recebeu alunos de algumas escolas municipais da cidade e povoados e também de escolas estaduais que foram convidados a participar das oficinas com trabalhos nas áreas de astronomia, física, química, biologia, engenharia, medicina, saúde, ciências sociais. Este ano o tema da Semana é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

Para a prefeita Conceição Tavares, este conhecimento mais profundo sobre determinados temas estimula o aluno para o complemento das disciplinas em sala de aula. “Os alunos ficaram empolgados e interessados em várias oficinas, as filas de espera para participarem mostravam a curiosidades deles”. O estudante do 9º ano, Rodolfo, contou que nunca tinha visto experiências tão interessantes de perto. “Fiquei surpreso com os resultados dos testes durante as oficinas”.

Planetário
Se as ações com as oficinas foram estimulantes, o planetário foi outra atração bastante disputada pelos alunos. Montada no Clube Margareth, a cúpula com seis metros de diâmetro e quatro de altura comporta até 40 pessoas por sessão que duram aproximadamente 25 minutos. O planetário age como uma sala de aula móvel, ensinando e divulgando a Astronomia com efeitos bem reais e aborda conceitos sobre o sistema solar e seus planetas, estrelas, constelações e movimentos da Terra. A equipe de apoio composta por alunos e professores da UFAL esclarecem dúvidas durante as apresentações. Empolgadas, as alunas Ana Clécia e Luana afirmaram: “Tive a sensação de viajar em uma nave espacial, achei tudo criativo”.

“Esta iniciativa representa um importante passo para a educação em Traipu, possibilitando levar o conhecimento científico ao cotidiano dos alunos, discutindo os progressos da ciência no âmbito escolar”, afirmou a secretária municipal de Educação, Sandra Sena.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente