22 de out. de 2014

Limeira recebe exposição do MAST sobre Santos-Dumont


Na próxima terça-feira, dia 21 de outubro, o Centro de Ciência de Limeira receberá a exposição itinerante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), “Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos-Dumont”. Na abertura, às 9h, haverá uma coletiva de imprensa com autoridades locais. A mostra faz parte da programação do 2ª Festival de Ciência e Tecnologia de Limeira, evento integrante da 11ª Semana Nacional de Tecnologia.

Inaugurada em 2006, a exposição “Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos-Dumont” surgiu da parceria desenvolvida entre o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC) e o MAST, a partir de 2004, para preservar o acervo organizado pelo Brigadeiro Nelson Freire Lavenère-Wanderley e doado pela família de Alberto Santos Dumont ao CENDOC.

Um dos destaques da mostra é a maquete do Demoiselle, além de 19 painéis apresentando imagens e documentos que são vestígios importantes da vida dessa personalidade quase mítica da história brasileira. A exposição privilegia o material inédito contido no acervo doado, e tem objetivo de destacar a vida e o esforço científico e tecnológico do ilustre personagem até chegar ao voo do avião. A curadoria é de Henrique Lins de Barros, um dos principais pesquisadores da vida e obra do inventor e autor de livros sobre o tema.

A exposição “Passo a passo, salto a salto, voo a voo: o cientista Santos-Dumont” faz parte da programação do 2ª Festival de Ciência e Tecnologia de Limeira, evento que, neste ano, realiza atividades em torno dos temas astronomia, educação e tecnologia. A mostra estará em cartaz até o dia 25 de outubro, no Centro de Ciência de Limeira que fica na Rua Dr. José Botelho Veloso, s/n, Vila São João, Parque Cidade de Limeira, SP. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta, das 9h às 21h, e no sábado, das 13h as 18h. A entrada é gratuita!

Sobre o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, criada na cidade do Rio de Janeiro em 1985. O Museu se localiza no Morro de São Januário, no Bairro Imperial de São Cristóvão, numa área aproximada de 44 mil metros quadrados. Seu conjunto arquitetônico compreende dezesseis edificações de grande valor histórico, construídas para sediar o Observatório Nacional a partir de 1921.

O MAST oferece, em sua programação mensal, várias atividades gratuitas de divulgação científica para um público de todas as idades: visitas orientadas, exposições, palestras e debates, filmes, oficinas, cursos, planetário inflável, teatro, biblioteca, atividades específicas para grupos de estudantes, e o tradicional Programa de Observação do Céu. E durante o ano, organiza eventos de popularização da ciência como o Museu vai à Praia e o Museu vai à Feira.

O Programa de Observação do Céu dá a oportunidade ao público de ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio de uma luneta centenária, telescópios, binóculos ou simplesmente a olho nu. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a atividade acontece aos sábados e na 1ª quarta-feira do mês, das 17h30 às 20h. Quando não é possível a observação do céu através dos instrumentos, devido ao tempo nublado, a atividade limita-se a exibição do vídeo e à apresentação do Céu do Mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente