31 de out. de 2014

UFPR disponibiliza à população, de forma digital, toda sua produção científica


(UFPR) A UFPR é a quarta colocada no ranking de Repositórios Digitais Institucionais (RDI) brasileiro e ocupa a 128ª lugar quando comparada aos demais países. Estas posições se devem à parceria na gestao do repositório, firmada entre o Sistema de Bibliotecas e o C3SL.O RDI é composto pelas bibliotecas digitais e têm como objetivo facilitar o canal de publicação, de forma que a população em geral tenha acesso universal e irrestrito à produção científica da Universidade.

O Repositório Digital, explica Ligia Setenareski, coordenadora da Comissão de Gestão desta Unidade, é composto pelas bibliotecas digitais de periódicos e a biblioteca digital de teses e dissertações, monografias de especialização e graduação, e imagem e som. Para acessar o link do Repositório basta acessar o menu do lado esquerdo do endereço eletrônico http://www.portal.ufpr.br/

Atualmente, ressalta Lígia, a UFPR disponibiliza cerca de 16 mil itens, divididos em oito grandes comunidades temáticas e 89 coleções dentro dessas comunidades. Mais de 600 mil visualizações de arquivos foram registradas, além de aproximadamente 56 mil visita/mês ao Portal da Informação.

O trabalho no Repositório Digital da UFPR é desenvolvido por uma Comissão de Gestão, formada por quatro bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Instituição - Karolayne Lima, Fabiane Fuhr, Lucas Henrique Gonçalves, Paula Carina de Araújo, Suzana Zulpo Pereira e Guilherme Neves e pela - Karolayne Lima, Fabiane Fuhr, Lucas Henrique Gonçalves, Paula Carina de Araújo, Suzana Zulpo Pereira e Guilherme Neves e pela analista de sistemas Elisabete Ferreira. À equipe se somam os professores do C3SL, representada pelos professores Daniel Weingaertner, Fabiano Silva, Luis Carolos de Bona, Marcos Castilho e Marcos Sunye, além dos bolsistas Daniel Pereira e Bruno Zanette.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente