1 de nov. de 2014

‘Beakman brasileiro’ lança livro com 50 experimentos para se fazer em casa

Criador do canal do YouTube ‘Manual do mundo’, Iberê Thenório também terá programa sobre ciência na TV



(O Globo) Fabricar tornados e tempestades dentro de um copo, transformar seu celular em um microscópio ou acender uma lâmpada usando pepinos como bateria são apenas alguns dos 50 experimentos que o livro “Manual do mundo” te ensina a fazer em casa. O “livrão” de 240 páginas, que acaba de ser lançado pela editora Sextante, é inspirado na série de mais de 600 vídeos de um dos maiores canais de educação do YouTube, com mais de dois milhões de inscritos.

Os vídeos do “Manual do mundo” ensinam de tudo: desde dobrar uma camiseta em dois segundos até fazer um barco caseiro de papelão que leva quatro pessoas. E, agora, sua versão em papel conta com o passo a passo de truques inéditos selecionados pelos “cientistas malucos” por trás do projeto: o jornalista Iberê Thenório e o doutor em Química Alfredo Luis Mateus.

Criador do canal on-line, Iberê conta que sua intenção é fazer com que as crianças e jovens adolescentes se apaixonem pela ciência assim como ele se apaixonou, na época em que brincava de alquimista na garagem do pai em Piedade, no interior de São Paulo.

— Quero despertar nos pequenos o interesse pelo lado divertido da química e da física, pelos efeitos mágicos dos experimentos. E, ao longo do tempo, essas crianças podem passar a fazer conexões com o dia a dia, com o que aprendem na escola, e se tornando verdadeiras cientistas — explica Thenório, cujo livro mira principalmente os estudantes do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano. — Esse é o pessoal que vai poder conferir na prática o que aprende na escola.

O objetivo é ajudar a tapar o buraco deixado pelos currículos apertados dos colégios brasileiros, que têm pouco tempo para demonstrar experimentos em laboratório ou simplesmente não têm estrutura.

— As aulas de ciências aqui no Brasil são como aulas de culinária onde não se experimenta o prato no final. Os professores listam os ingredientes na lousa, põe no fogo, mas não mostram o resultado final — comenta o jornalista de 32 anos. — Aí que entramos.

É difícil não imaginar Thenório como uma versão brasileira do famoso personagem Beakman, o professor de ciências interpretado pelo ator americano Paul Zaloom que fez o maior sucesso na TV na década de 90.

— Ele é definitivamente minha maior inspiração — diz, orgulhoso com a comparação. — Meu sonho é daqui a 20 anos encontrar um físico ou um químico que me digam que o “Manual do mundo” o fez gostar de ciência.

O desejo de Thenório porém não parece estar muito longe de se tornar realidade. Basta passar os olhos pelos cerca de 500 comentários abaixo de cada vídeo para encontrar relatos de estudantes universitários que aprenderam seus primeiros conceitos científicos através do canal on-line, criado em 2008.

Junto com os fãs, a estrutura do canal educativo também cresceu nos últimos seis anos. Se, no começo, o paulistano formado em jornalismo usava apenas uma câmera amadora e a ajuda da mulher, Mariana Fulfaro, para gravar os tutoriais em casa, hoje, sua estrutura conta com um estúdio-laboratório, equipamento profissional e dez funcionários.

— Quando o YouTube estourou como um fenômeno, seis anos atrás, notei que os tutoriais eram uma porta gigantesca para o aprendizado. Então resolvi ensinar para os espectadores virtuais experimentos que aprendi com meu pai quando criança e que meus amigos adoravam — recorda Thenório que, hoje, vive inteiramente da renda do canal e já prepara o próximo passo: a série de TV “Experimentos extraordinários”.

Ainda sem previsão de estreia, o programa de comédia passará no Cartoon Network e contará com 26 episódios de meia hora na primeira temporada. Na série, Thenório interpretará o produtor de um programa de TV sobre experimentos que, por falta de grana, precisa contratar algumas crianças para ajudá-lo (e atrapalhá-lo também) na produção.
----
Matéria similar na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente