26 de nov. de 2014

Diga “olá” para astronauta italiana com este aplicativo web


(Info) A nave Soyuz com a primeira astronauta italiana da história, Samantha Cristoforetti, se acoplou com sucesso nesta segunda-feira (24) à Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com a Nasa.

Mas nem por isso é impossível contatá-la. Um aplicativo web chamado “Friends in Space”, do estúdio italiano de design Accurat, permite que você mande um “olá” para a astronauta, contanto que ela esteja orbitando em sua parte da Terra. O site também permite que você acompanhe o passado de Samantha, suas atuais e futuras órbitas e o registro diário de suas atividades.

O app permite, ainda, um loop em áudio e vídeo ao vivo da ISS. Você também pode entrar em contato com outros “astrônomos digitais” e falar "olá" para eles quando Samantha estiver fora de sua órbita.

Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, é a primeira mulher italiana a viajar ao espaço. A astronauta de 37 anos, que também é oficial da Aeronáutica italiana, permanecerá a bordo da ISS até maio de 2015.

De acordo com a Wired, o app nasceu depois que a cofundadora e diretora de design da Accurat, Giorgia Lupi, começou a conversar com Samantha no Twitter. A astronauta viu alguns dos trabalhos do estúdio e se perguntou se havia uma maneira de colaborar com seu lançamento inaugural. "Ela gostou da ideia de fazer algo que não era científico", disse Lupi à revista. "Algo que lembrasse as pessoas na Terra de que há um humano lá em cima falando com eles”.
----
E mais:
Primeira rede social espacial permite mandar um "olá" para astronauta na ISS (Galileu)

Um comentário:

Comente