26 de nov. de 2014

Pela internet, alunos campistas conversam com venezuelanos


(O Diário de Campos) Alunos da Escola Municipal Professora Vilma Tamega, no Centro, e do Clube de Astronomia Louis Cruls participaram há alguns dias de uma videoconferência pela internet, onde interagiram com estudantes da Venezuela. A troca de experiências virtual faz parte de uma parceria entre o Clube e o Instituto Venezuelano de Investigação Científica.

Coordenador geral do Clube de Astronomia, Marcelo de Oliveira, disse que foi o instituto quem entrou em contato com o Clube para propor a parceria. "Decidimos convidar para a videoconferência os alunos que participaram da campanha de busca de asteroides, que aconteceu em setembro deste ano".

João Fernando Silva, 15 anos, aluno do 9º ano da Vilma Tamega, foi um dos presentes à videoconferência. "A experiência foi tão boa quanto à da descoberta de asteroides. Estou mais motivado a estudar". Diretor da escola, Jaimar Carvalho, disse que, a partir da gestão de resultados, o rendimento escolar e a frequência dos alunos melhoraram muito.

Segundo Marcelo, a campanha, organizada pela Colaboração Internacional de Busca de Astronômica, teve a participação de 120 estudantes de 23 escolas públicas de Campos. "Dos 120 alunos, 108 tiveram confirmada a descoberta de 63 asteroides, sendo a maior já realizada no Brasil por equipes de uma mesma cidade, disse. A escola Vilma Tamega teve confirmada a descoberta de dois dos 11 prováveis asteroides encontrados. Além de Campos, a cidade de Heidelberg, na Alemanha, participou da campanha.

Ele explicou que, para as prováveis descobertas, as escolas receberam imagens obtidas pelo telescópio Pan-Starrs no período de 19 de agosto a 23 de setembro. O projeto, que começou em 2006, teve a participação de mais de 7 mil estudantes de 60 países.

A partir de agora, a participação de Campos no programa internacional de busca de asteroides deverá ocorrer pelo menos uma vez por ano, de acordo com Marcelo, que coordenou a campanha nas escolas. Com relação às videoconferências, ele disse que outras serão realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente