18 de dez. de 2014

Projeto de Astronomia e Física entrega kits didáticos nas escolas

As atividades ocorrerão nos dias 18, 20 e 21 de dezembro

(JC) O projeto “Astronomia e Física vão à escola e à comunidade” encerra 2014 com a entrega de kits didáticos de instrumentos astronômicos pre-telescópicos para escolas da rede municipal de ensino fundamental e para a coordenação municipal da Educação de Jovens e Adultos, e atividades abertas à comunidade nos dias 18, 20 e 21 de dezembro.

O kit é composto pelos seguintes instrumentos: um relógio de sol; relógios de constelações para os dois hemisférios terrestres (nocturlábio sul e nocturlábio norte); instrumentos para medir ângulos como a régua solsticial e o astrolábio marinho; calendários baseados em diferentes astros como o Sol, Vênus e a Lua, maias haab e tzolkin e o gregoriano; o lunário para observar e entender a relação da Lua com o Sol; e o instrumento que mais desperta a curiosidade de crianças e adultos: a Esfera Armilar. Esta serve para entender e adivinhar as mudanças climáticas das estações do ano em qualquer lugar da Terra, assim como a posição do Sol na abóboda celeste em qualquer horário, ou saber as horas em função da posição do Sol, entre outras muitas possibilidades que oferece este instrumento que vem da Grécia Antiga.

Atividades abertas à comunidade nos dias 18, 20 e 21 de dezembro:

18/12: medições do solstício de verão no observatório solar antigo do Planetário da UFSC.

20/12: medições do solstício de verão no observatório solar antigo da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação.

21/12: exposição de Astronomia e Física na 4ª Feira de Cacar – Ecos de Natal das Areias.

O projeto – realizado pelo Planetário da UFSC, com apoio do CNPq – envolve instituições de ensino fundamental, técnico e superior; associações de astronomia amadoras; secretarias de educação; empresas e profissionais diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente