30 de abr. de 2015

Aluno de Braga representa Portugal na Indonésia


(Correio do Minho - Portugal) Ivo Gonçalves, aluno do 11.º ano da Escola Secundária D. Maria II, é um dos três apurados para a final mundial das Olimpíadas de Astronomia, evento que se realiza na cidade de Semarang (Java central), na Indonésia, de 26 de Julho a 4 de Agosto. Os finalistas foram apurados no último dia 18, na final das Olimpíadas Nacionais de Astronomia, que reuniu os melhores alunos do país durante dois dias no CAUP — Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II, de Braga, esteve representado por dois finalistas: Ivo Gonçalves (11.º Ano) e Manuel Brandão (10.º Ano).

Ivo Gonçalves foi um dos três apurados para a final mundial. Para além disso o aluno recebeu ainda um prémio especial por ter sido considerado pelo júri o melhor concorrente na componente prática e observacional.

As olimpíadas de 2015 mobilizaram, mais uma vez, os melhores alunos de Portugal nos domínios da Física e da Matemática para mostrar os seus conhecimentos em Astronomia.

A final começou no dia 17 (sexta-feira), às 16.45 horas, no CAUP na cidade do Porto. A primeira parte foi uma prova teórica avalia os conhecimentos teóricos em áreas da Astrofísica. A segunda parte realizou-se durante a noite até cerca das 23 horas, no planetário do Porto, com uma segunda prova que pôs à prova os conhecimentos práticos dos alunos na observação do céu.

O prémio foi anunciado ontem, numa sessão especial para o efeito. Os restantes alunos apurados para a final mundial são de Lisboa e de Mafra.

“Há alguns meses percebia pouco de astronomia. Tive que trabalhar muito e agora estou mesmo muito feliz. O meu gosto pelo desconhecido, o desafio e sobretudo preciosa ajuda do professor João Paulo Vieira, que coordena o Clube de Astronomia da nossa escola, foram o impulso que tornou possível este resultado. Agradeço por isso ao professor as muitas noitadas e as horas que dedicou à minha preparação. Agradeço ainda à professor Carlos Miranda que me ajudou a preparar a componente teórica”, afirmou Ivo Gonçalves.

“As provas de Astronomia são muito interessantes pelo facto de termos de dominar conceitos da Física, da Matemática e outros ao mesmo tempo. Trabalhar nesta área dá-nos uma melhor percepção da enormidade que existe por cima das nossas cabeças, possibilitando-nos perceber o funcionamento do universo. Por outro lado foi também, para mim, uma excelente oportunidade competir ao lado dos melhores alunos de Portugal e agora vou poder competir com os melhores do mundo. Espero que, no próximo ano, os meus colegas participem também neste evento”, sublinhou ainda o aluno.

Em paralelo foram realizadas também, no Departamento de Física da Universidade do Porto, as Olimpíadas Nacionais de Física. Nesta competição, os alunos Manuel Brandão e Joana Fernandes representaram o Agrupamento D. Maria II. Também nesta prova o agrupamento este muito bem representado tendo o aluno Manuel Brandão do 10.º ano sido apurado para a final nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente