29 de abr. de 2015

Espaçonave russa fora de controle deve cair na Terra no começo de maio


(The Guardian / Interfax / Info) Neste momento, a nave russa não tripulada Progress 59 está despencando de volta para a Terra depois de sua missão à Estação Espacial Internacional ter falhado. A espaçonave foi lançada em um foguete Soyuz na terça-feira (28) para abastecer a EEI. Sua chegada estava prevista para seis horas após o lançamento, às 3h09 da manhã no Brasil. Mas algo deu errado.

Após se soltar do foguete, o veículo entrou em uma órbita equivocada e começou a rodar de forma descontrolada, impossibilitando o acoplamento com a estação. "Ele começou a descer. Não há outro lugar para onde ele possa ir", disse à agência de notícias francesa France Presse uma fonte que preferiu não se identificar.

As agências espaciais ainda não sabem onde a Progress 59 vai cair, apenas que ela deve colidir com a superfície terreste entre os dias 7 e 11 de maio. Não está claro ainda qual o tamanho do estrago que o choque poderia causar em uma área populada, por exemplo.

A nave carregava mais de 3 toneladas em suprimentos como comida, oxigênio, combustível e equipamentos para os astronautas. Ao todo, estima-se que as perdas cheguem a 90 milhões de dólares. Apesar disso, a NASA afirma que não há risco dos seis astronautas a bordo da EEI ficarem sem suprimentos até o próximo voo de reabastecimento.

Uma nova missão de entrega deve ser feita pela SpaceX, a empresa de exploração espacial do empresário sul-africano Elon Musk, em meados de junho.
----
E mais:
Lixo Espacial: Rússia perde controle sobre cargueiro Progress (Apolo11) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente