(ON) Um grupo de 110 estudantes da cidade de Ibimirim, a 150km de Itacuruba, visitou o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), no sertão pernambucano, no dia 28 de maio. A visita integrou a programação da "Primeira Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro", com o tema “Da Terra ao Céu, uma viagem sustentável”.
O Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), instalado e operado pelo Observatório Nacional (ON) no âmbito do projeto estruturante Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra no Observatório Nacional – IMPACTON, permite que os pesquisadores estudem as propriedades físicas de objetos em órbita próxima da Terra. O OASI está em operação desde 2011, e proporciona o desenvolvimento das pesquisas sobre objetos recentemente descobertos. O Projeto IMPACTON integra o ON e o Brasil aos programas internacionais de busca e seguimento de asteroides e cometas em risco de colisão com a Terra.
O evento realizado foi uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Observatório Nacional (ON/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (SECTEC/PE), CECINE/UFPE, Prefeitura de Ibimirim/PE, SERTA IFPE Campus Pesqueira/PE, Grupo NAP – Bombeiros Pernambuco e EREM Pedro Bezerra de Melo (SEDUC/PE).
Veja mais sobre a "Primeira Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro" no vídeo abaixo:
----
Mais imagens aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente