12 de ago. de 2015

Londrina terá sessão de observação de chuva de meteoros


(Bonde) O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL) e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) realizam, na madrugada de quinta-feira (13), uma sessão de observação do céu para conferir o pico de atividade da chuva de meteoros "Perseidas".

Segundo o GEDAL, durante uma chuva de meteoros, há uma grande probabilidade de observarmos um número elevado de meteoros em um curto espaço de tempo. Nesta semana, esses meteoros dever surgir nos céus nas proximidades da constelação de Perseu, originando o nome Perseidas. O que acarreta este fenômeno é o fato da Terra cruzar o rastro de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle.

O grupo se reunirá a partir das 0h45 na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. A saída do local será à 1h, quando o grupo sairá em caravana rumo à região do Limoeiro.

Para chegar ao local da observação, basta seguir pela Av. Salgado Filho, passar em frente ao Tiro de Guerra. A partir de então, siga 12 quilômetros pela estrada de asfalto. O local de observação é o final da estrada de asfalto, onde ela se bifurca em duas estradas de terra. Neste local, um amplo pátio asfaltado será utilizado para a observação.

O GEDAL e o MCTL estarão montando telescópio no local para a observação de aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias.

Para a observação da chuva de meteoros, não é necessário usar telescópios ou binóculos. A observação se faz a olho nu, buscando se afastar o máximo possível das luzes da cidade, o olhar para o céu entre as regiões norte e leste onde, a partir das 2h constelação de Perseu estará se elevando.

A observação irá até as 5h, sendo que o pico da chuva de meteoros está previsto entre as 2h30 e 4h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente