16 de set. de 2015

VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica reunirá jovens de 10 países latino-americanos no estado do Rio

(Target) A VII Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) será realizada no Brasil entre os dias 27 de setembro e 4 de outubro, na cidade de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro. A OLAA é um evento acadêmico e científico sobre astronomia e ciências afins, em que cerca de 10 países latino-americanos se encontram para compartilhar conhecimentos, criar canais de comunicação e colaboração, conhecer e trocar experiências educacionais, práticas de ensino e promover o desenvolvimento dos saberes científicos em Astronomia e Astronáutica.

A abertura da VII OLAA e a prova de planetário serão realizadas no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea, onde também será visitado o Museu do Universo. Já entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, todos os eventos da VII OLAA serão realizados no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado a 200 km da cidade do Rio de Janeiro, entre as cidades de Barra do Piraí e Vassouras. Lá, os estudantes farão as provas de céu, teórica e lançamento de foguetes. Durante a VII OLAA, os participantes farão uma visita ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá/MG, e ao Observatório Pico dos Dias, na cidade de Brazópolis/MG. O resultado final será divulgado no dia 2 de outubro.

A VII OLAA é realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em parceria com Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Observatório Nacional (ON), Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Universidade Paulista (UNIP), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Para a pesquisadora do ON Josina Nascimento, membro do comitê organizador da OLAA, uma das grandes contribuições da OLAA é a integração entre estudantes e pesquisadores, aproximando os alunos das instituições de pesquisa. "Um dos principais legados do evento é a integração entre estudantes, professores e o contato com as instituições participantes. Desse contato originam-se vários trabalhos em colaboração. Esses estudantes de ensino médio têm a oportunidade de estabelecer contato direto com profissionais das áreas envolvidas e são provocados a resolverem questões envolvendo assuntos que estão sendo tratados no meio científico atualmente. Isso tudo ocorre em um clima de muita harmonia e alegria entre todos. É realmente uma experiência muito prazerosa e recompensadora para todos nós", enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente