30 de out. de 2015

Divisão de Geofísica do Observatório Nacional abre inscrições para pós-graduação

(JB) O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional está com inscrições abertas até 30 de novembro de 2015 para os cursos de Mestrado e Doutorado, com ingresso em março de 2016. Para concorrer a uma vaga no Mestrado podem se candidatar os graduados em Física, Matemática, Geofísica, Geologia ou áreas afins (ciências exatas ou engenharias) ou alunos cursando o último semestre letivo desses cursos, devendo comprovar a finalização até a data da matrícula. Os candidatos ao Mestrado devem ser classificados na prova eliminatória em 10 de dezembro de 2015.

Para concorrer a uma vaga no Doutorado é necessário ter graduação e título de mestre em Física, Matemática, Geofísica, Geologia ou áreas afins (ciências exatas ou engenharias). Em casos excepcionais são elegíveis para ingressar no Doutorado Direto os candidatos que não possuam o título de Mestre. O Doutorado Direto é excepcionalmente recomendado somente aos candidatos com experiência profissional e com trabalhos publicados em Geociências em periódicos indexados. Os candidatos ao Doutorado Direto devem ser classificados na prova eliminatória em 10 de dezembro de 2015. O processo de seleção será realizado pela Comissão de Pós-Graduação.

O Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional está dividido em duas linhas: Geofísica da Terra Sólida e Geofísica Aplicada. As pesquisas são em geodinâmica, geomagnetismo, geotermia, sísmica, gravimetria, magnetometria, eletromagnetismo, instrumentação e sismologia.

Os documentos necessários para a inscrição no processo seletivo e as informações adcionais sobre o processo de seleção estão disponíveis em (http://www.on.br/dppg/geofisica/). Os alunos aprovados poderão concorrer às bolsas de estudos da CAPES e do CNPq disponíveis para os dois níveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente