29 de out. de 2015

FUMEC sedia 18º Encontro Nacional de Astronomia


(Minas Inova) Pela primeira vez, a Universidade FUMEC irá sediar o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), voltado para promover um intercâmbio entre astrônomos profissionais, amadores e interessados no assunto. A 18ª edição acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

18º Encontro Nacional de Astronomia
O encontro nacional de astronomia será marcado por palestras ministradas por cientistas nacionais e internacionais, apresentações de trabalhos desenvolvidos por observatórios e instituições do país e debates sobre as descobertas científicas mais recentes. Entre os palestrantes, haverá ícones da astronomia como o PhD em geologia planetária Charles Wood, que trabalhou no Projeto Apollo, da Nasa. Ele falará sobre “O projeto mais fascinante do céu noturno”. A Dra. em Astronomia Duilia de Mello, astrofísica extragaláctica e pesquisadora da Nasa, também conhecida como mulher das estrelas, ministrará palestra sobre os 25 anos do Hubble. Já o Astrofísico Amâncio Friaça vai abordar sobre “Água no Sistema Solar e Além”.

Outros palestrantes muito aguardados pelos participantes são o jornalista de Ciência Salvador Nogueira, o Físico Cristóvão Jacques, o professor de Física e Astronomia Marcelo Gleiser, e professor Ricardo Tolentino, diretor da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC, entre outros.

Exposições
O público também poderá visitar as exposições que serão realizadas. O Espaço de Convivência da FUMEC vai receber mostras de meteoritos, de telescópios e outros equipamentos de observação astronômica, além de astrofotografias, com imagens dos astros celestes.

Programação
A programação completa pode ser encontrada no site do evento: www.enast.org.br. As inscrições estão abertas.
Data: de 30 de outubro a 1º de novembro
Local: Universidade FUMEC (Rua Cobre, 200, Cruzeiro, Belo Horizonte)
Inscrições e programação: www.enast.org.br
----
E mais:
Belo Horizonte sedia 18º Encontro Nacional de Astronomia (G1 - com vídeo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente