9 de out. de 2015

MadeiraShopping ensina às crianças tudo o que precisam saber para serem astronautas


(Dnoticias - Portugal) O MadeiraShopping oferece uma série de actividades lúdico-pedagógicas em torno da “Viagem ao Espaço” e lança o desafio a todas as crianças (e suas famílias) para que visitem o centro e descubram tudo o que precisam de saber para serem astronautas.

O evento, no qual poderão participar gratuitamente todas as crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos, irá decorrer entre o dia 10 de Outubro e 8 de Novembro, de segunda a sexta feira das 17h às 20h e sábado e domingo das 11h às 20h, no piso 0 do MadeiraShopping.

Mais do que uma acção de animação, a “Viagem ao Espaço” é uma experiência pedagógica divertida onde os mais pequenos podem aprender, imaginar, sentir e sonhar. Assim, e durante um mês, o MadeiraShopping será palco de uma exposição temática interativa, através da qual as crianças ficarão a conhecer os marcos mais importantes das descobertas espaciais, despertando-lhes, assim, o interesse e curiosidade pela investigação científica e tecnológica.

Nesta exposição interactiva, a viagem é feita em grupo, num máximo de oito crianças acompanhadas pelo monitor de apoio, em que o desafio começa logo à entrada de um “hangar” com 12 metros de cumprimento, onde todos irão vestir um fato de astronauta e dar início à sua missão: conhecer o espaço! À entrada, cada pequeno participante recebe um folheto que explica, de forma sucinta, as diversas actividades que compõem esta viagem e contém, ainda, informação sobre o sistema solar. O astronauta experiente (monitor de apoio) irá explicar todo o percurso da exposição, os materiais e atividades em destaque, fazendo o enquadramento da experiência.

Entre as várias actividades que integram esta exposição interactiva, destaca-se uma área denominada “Espaço do Conhecimento” - uma espécie de hangar, no interior do qual as crianças receberão formação para serem astronautas e onde poderão mexer nos planetas do sistema solar, representados em tamanho gigante e à escala. Nesse mesmo espaço, terão acesso a um conjunto de informação sobre os principais marcos das descobertas espaciais. Do lado de fora, os pais poderão acompanhar o que se passa lá dentro através de um ecrã que passará imagens das webcams instaladas no interior. Outro ecrã passa imagens sobre o tema em destaque.

Outra das actividades é o “Foguetão”, no interior do qual os pequenos aventureiros efetuam a sua grande viagem através do sistema solar, através da projecção de um filme falado em português. Lá dentro, poderão decorrer pontualmente conversas mais aprofundadas sobre temas ligados ao espaço como, por exemplo, que tipo de preparação física deverá ter um astronauta, a sua formação académica e a sua alimentação, entre outros pontos de interesse sobre a sua profissão.

Outra das actividades que esta exposição interativa irá integrar é a “Corrida Lunar”, na qual todas as crianças poderão vivenciar a experiência de se sentarem num carro lunar (kart a pedais) e viajar sobre a superfície da Lua.

No âmbito desta actividade lúdico-pedagógica haverá, ainda, o “Espaço Criativo”, onde as crianças podem colorir um desenho temático.

Por último, “A conquista da Bandeira” irá permitir às crianças que percorreram toda a “Viagem ao Espaço” deixarem a sua marca pessoal (bandeira personalizada) em solo lunar, como testemunho e prova da sua participação nesta aventura.

O MadeiraShopping pretende, através destas atividades lúdico-pedagógicas, proporcionar momentos que estimulem a curiosidade das crianças e apelem ao desenvolvimento da sua criatividade, da sua interação em grupo e dos seus dotes artísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente