7 de out. de 2015

UFSCar inaugurará seu Observatório Astronômico durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


(Blog da Reitoria - UFSCar) De 19 a 25 de outubro, acontece em todo o Brasil a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, desde 2004, busca aproximar a população do conhecimento científico e tecnológico e das instituições de CT&I. Neste ano, o tema da Semana é “Luz, Ciência e Vida”, em alusão ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015.

A UFSCar, sob a coordenação do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira, está preparando uma programação especial para a Semana. A organização é liderada também pela Coordenadoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão e pela Fundação de Apoio Institucional (FAI), com envolvimento de diversos outros setores da Universidade envolvidos com esforços de disseminação do conhecimento.

Na programação da Semana na UFSCar, está a inauguração do Observatório Astronômico da Universidade, localizado na área Norte do Campus São Carlos. O edifício foi construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), de emenda parlamentar do Deputado Ivan Valente e recursos próprios da Universidade. Já os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e também da Finep, por meio de projetos submetidos por docentes do Departamento de Física da Universidade.

Durante a Semana Nacional, haverá observações noturnas com telescópios complementares colocados no terraço do Observatório nos dias 20, 21 e 22. Na sexta-feira, dia 23, a cúpula do Observatório será aberta e o telescópio principal – com 30 centímetros de abertura – receberá sua primeira luz. Para marcar a ocasião, a Orquestra Experimental também está preparando um repertório especial para um “Concerto para as Estrelas”, que terá músicas relacionadas à temática da Semana e, especialmente, à Astronomia e à exploração espacial. Futuramente, além de seu funcionamento regular no campus da UFSCar, o Observatório também poderá ser utilizado em observações remotas. Escolas poderão, por exemplo, elaborar projetos e realizar observações do próprio local onde estão instaladas, controlando o telescópio remotamente.

Além da inauguração do Observatório, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFSCar – que está sendo elaborada em parceria também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – terá exposições, mostras de CT&I, palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações culturais. A programação completa será divulgada em breve.

“A experiência recente da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência nos inspirou a investir mais uma vez em atividades voltadas à aproximação entre a Universidade e o conhecimento que nela é produzido e a sociedade de São Carlos e região. Podermos inaugurar o nosso Observatório e, também, a Praça da Ciência, durante a Semana Nacional sem dúvida é um marco nos esforços dos diferentes grupos da UFSCar que voltam seus esforços à disseminação do conhecimento”, afirma o Vice-Reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente