7 de out. de 2015

UFJF promete maior observatório do país

A estrutura também contará com um planetário construído em um prédio, onde funcionará um centro de divulgação científica


(O Tempo) Outro importante instrumento de observação dos astros deve ser aberto em Minas Gerais. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, pretende inaugurar o maior observatório didático do país. Ao custo de R$ 10 milhões, o ambicioso projeto prevê a instalação de 12 telescópios fabricados nos Estados Unidos, um deles exclusivo para a observação do Sol.

A estrutura também contará com um planetário construído em um prédio, onde funcionará um centro de divulgação científica. Com uma cúpula de 12 m de diâmetro, o planetário será o maior de Minas e terá capacidade de projetar mais de 7.000 estrelas fixas nos hemisférios Norte e Sul da Terra.

A estrutura deveria ter sido entregue em 2012, mas a inauguração foi adiada para março deste ano, e agora a administração não confirma uma data. “Em função da crise, a inauguração foi adiada, e estamos sem previsão, mas a obra está 90% pronta”, informa o diretor do Centro de Ciências da UFJF, Eloi Teixeira César. A estrutura permitirá ao visitante contemplar inúmeros corpos celestes, como crateras da Lua, galáxias e os anéis de Saturno. “É papel da universidade permitir o acesso ao conhecimento científico”, diz César.

Um comentário:

  1. Muito importante para o acesso ao conhecimento relacionado a astronomia para a cidade de Juiz de Fora.

    ResponderExcluir

Comente