10 de nov. de 2015

Chuvas de Meteoros


(Parintins 24 horas) Hoje iremos abordar o tema: Chuva de meteoros. Por definição, dá-se o nome “chuva de meteoros” ao fenômeno no qual a Terra cruza o rastro deixado por algum cometa ou por alguns asteroides. Quando os cometas se aproximam do Sol há liberação de seu material volátil, o que originará estruturas conhecidas por coma e cauda. Ao longo do processo de evaporação, as partículas sólidas se desprendem do núcleo, ficando assim pelo caminho.

Logo, quando a Terra atravessa esse rastro deixado pelo cometa, as partículas sólidas (abandonadas pelo cometa) entram na atmosfera terrestre e produzem o belíssimo fenômeno denominado “chuvas de meteoros”. Entretanto, há também chuvas de meteoros causadas por material deixado no espaço pelos asteroides [embora sejam raros, existem].

Neste caso, trata-se de asteroides que sofreram colisão, ou corpos que já foram cometas, mas acabaram por perder seu material volátil, dando origem à um rastro de partículas sólidas que ficarão para trás. Popularmente, os meteoros são também conhecidos como “estrelas cadentes”. Um detalhe interessante é que as partículas sólidas ao entrarem à alta velocidade na atmosfera da Terra, tornam-se incandescentes em virtude do choque com as moléculas de ar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente