23 de nov. de 2015

Cidade de Vassouras (RJ) ganha planetário com auxílio do MAST


(MAST/AEB) O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, participará da construção de um planetário em Vassouras, no interior do estado. O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade nas comemorações dos 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras (OMV), responsável pelo monitoramento do campo magnético da Terra.

A previsão é que as obras estejam concluídas em 2016. Além do apoio na elaboração do projeto, o Mast participará também do gerenciamento da instituição.

O planetário inflável do Mast, com 3,2 metros de altura e 6,4 metros de diâmetro, foi uma das atrações da festa dos 100 anos. A observação do Sol através de telescópios especiais também chamou a atenção do público. “O equipamento filtra as frequências nocivas aos nossos olhos e destaca, em especial, as erupções e manchas solares”, explicou o astrônomo Eugênio Reis.

Já a Mostra de Ciência e Tecnologia, realizada pelos institutos de pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentou temas científicos de forma simples e interativa, atraindo mais de 300 estudantes. “A intenção foi mostrar, de forma descontraída, experimentos que permitam a visualização rápida e simples de leis da física. Queremos despertar a curiosidade das pessoas e mostrar que aprender também pode ser uma grande diversão”, disse Reis.

Na solenidade de abertura, foram inaugurados o Centro de Visitantes, batizado de Henrique Morize, nome do astrônomo francês naturalizado brasileiro, e a exposição “Cem anos de pesquisas no Observatório Magnético de Vassouras”. Também foi lançado um livro sobre as pesquisas e os serviços prestados à ciência pelo OMV, produzido pelo Observatório Nacional (ON).

Participaram da cerimônia os diretores do ON, João Carlos Costa dos Anjos, do OMV, Alberto Geraldo Faria dos Santos, do Mast, Heloísa Maria Bertol Domingues, o prefeito de Vassouras, Renan Vinícius dos Santos Oliveira, e a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento, Fernanda Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente