18 de nov de 2015

Observatório Aberto ao Público - Encantos do nosso Sistema Solar: Sol e Marte - Bauru/SP


Observando manchas escuras na superfície do planeta Marte astrônomos concluíram recentemente que essas manchas poderiam indicar a existência de água líquida no planeta vermelho. E, mais recentemente, foi possível entender através de modelos e dados coletados a redução da atmosfera de Marte em função de erupções solares.

E, já que estamos falando em pesquisas e exploração espacial, você sabia que é por meio delas que podemos entender um pouco melhor os astros que constituem o Universo? Por exemplo, com o uso de instrumentos especiais, podemos estudar corpos celestes como o Sol, compreendendo suas características, estrutura e os efeitos da atividade solar no planeta Terra. Cada novo resultado é somado ao imenso espectro de conhecimentos de um universo infinito. A exploração do espaço tornou­-se um meio pelo qual a espécie humana pode enxergar cada vez mais e melhor o Universo em que vive.

E você, quer saber um pouco mais a respeito desses conhecimentos? Não deixe de participar do último Atendimento ao Público do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” em 2015, cujo tema será: Encantos do nosso Sistema Solar: Sol e Marte. O atendimento ocorrerá no dia 21 de Novembro (Sábado), excepcionalmente das 16 às 21 horas.

Serão realizadas diversas atividades, dentre elas:
→ Observação do Sol com telescópio solar
→ Oficinas
→ Exposições de objetos e imagens astronômicas
→ Palestras sequenciais de 15 minutos cada, sendo elas: 1) Marte: aspectos gerais e curiosidades; 2) A física dos foguetes e das sondas espaciais.
→ Atividades lúdicas infantis
→ Observação do céu noturno com telescópios

A entrada é franca e as observações do céu dependem das condições atmosféricas. Além disso, na ocasião, teremos também a venda de alguns livros sobre o ensino de Ciências e de Astronomia e sorteio de pôsteres.

Lembre­-se: o atendimento começa, excepcionalmente, às 16 HORAS do Sábado (21 deNovembro).

Traga seus familiares e amigos e participe conosco!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através da nossa página no Facebook, ou escreva para: lucas_gbarros@fc.unesp.br ou rlanghi@fc.unesp.br.

www.fc.unesp.br/observatorio

Outras informações AQUI (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente