13 de nov. de 2015

Projeto leva a Astronomia para as escolas de Sergipe

Projeto também tem o papel de promover a inclusão social


(Fapitec/Infonet) Levar Astronomia para a população é o principal objetivo do projeto “O céu para os olhos e para os saberes do povo sergipano”. Além popularizar a ciência, o projeto também tem o papel de promover a inclusão social por meio da interação entre a astronomia e a população. O projeto é coordenado pela Profª. Dra. Elza Ferreira Santos.

O projeto foi criado em 2003 com objetivo de popularizar a ciência nas escolas públicas e particulares. O grupo visita as escolas e realiza palestras, minicursos, observações, além de promover a integração de alunos de diferentes escolas. A professora Elza destaca a importância dos estudos da Astronomia.

“A astronomia tem um caráter multidisciplinar e isso estimula jovens e crianças a buscarem o conhecimento, a despertarem o interesse nas ciências e na carreira acadêmica. Com os estudos astronômicos foi possível o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade, se pensarmos que as navegações só puderam ser realizadas com ajuda da Astronomia entenderemos que até hoje nos guiamos no mundo por conta dos avanços dessa ciência”, destaca.

A próxima etapa do projeto é a compra de um telescópio com capacidade para observar o sol. “Estamos adquirindo bancadas para facilitar o acesso das crianças. Estamos comprando máquinas fotográficas adequadas para realizar astrofotografia, além disso visitaremos outras cidades do interior levando o projeto e despertando em jovens e crianças o gosto por ciência e pela Astronomia”.

A professora Elza ainda destaca que a comunidade de Sergipe tem acolhido o projeto. O mais recente evento organizado pelo projeto foi a observação do eclipse na noite do dia 27 de setembro. Segundo a professora Elza, mais de 500 pessoas fizeram filas para olharem pelo telescópio o eclipse. “As pessoas começaram a chegar por volta das 20h e ficaram conosco até às 2h da madrugada. Tudo isso só foi possível por conta do projeto, pois foi com o financiamento da Fapitec que comparamos as máquinas”.

Popularização
O projeto “Astronomia: o céu para os olhos e para os saberes do povo sergipano” é financiado pela Fundação através do edital de Popularização da Ciência. A professora Elza destaca a importância do financiamento de projetos de popularização. “Apoiar projetos como esse é verdadeiramente tornar viável a formação de cientistas. É criar o hábito de pesquisar, de dialogar com quem sabe mais e com quem sabe menos, pois a Astronomia é uma ciência que agrega profissionais e amadores, agrega o científico e o senso comum, o telescópio potente e o simplesmente o olhar humano”.

Um comentário:

  1. Parabéns, pela iniciativa, pelo projeto... afinal O Céu é de graça e de todos nós.
    Trabalho com a OBA e na divulgação de Meteoritos Brasileiros. Clube de Astronomia de NT Mário Schenberg e o Clube de Magé Santos Dumont.

    ResponderExcluir

Comente