10 de dez. de 2015

Alunos de escola em Taubaté vencem concurso nacional de astrofísica

Breno Casemiro e Giovanna Neto competiram com mais de 250 candidatos. Escola receberá a visita de um astrônomo do Laboratório de Astrofísica.


(G1) Dois estudantes de Taubaté, no interior de São Paulo, conquistaram o 1º lugar em concurso nacional de astrofísica.

Os estudantes Breno Casemiro dos Santos e Giovanna Luiz Neto, estudantes do 9º ano da Escola Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, no Sítio Santo Antônio, competiram com mais de 250 candidatos.

O concurso é feito pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e premia estudantes autores das melhores propostas, que indiquem um objeto fora do sistema solar que possa ser observado por um super telescópio no Chile. Foram recebidas propostas de 262 escolas do ensino fundamental.

Breno e Giovanna venceram pela categoria Ensino Fundamental 2. Eles contaram com o apoio do professor de Geografia Felipe Machado dos Santos. “Demoramos dois meses e meio entre a pesquisa, ter a ideia original, redigir o texto. Não tem que seguir só o critério técnico que o concurso pede, mas uma ideia original e que tenha apelo visual”, explicou o professor.

Durante a pesquisa, os alunos encontraram o Atlas de galaxias peculiares e garimparam, entre mais de 300 objetos um que pudesse compor o projeto. O objeto escolhido é a 'Galáxia arp 22'. "Nosso principal desafio foi que no Brasil não tem muitas pesquisas, então usamos muitas fontes americanas. Vimos alguns trabalhos e as propostas eram ótimas, foi supreendente ganhar", afirmou o vencedor Breno.

Giovana diz que está muito feliz com a conquista e com a realização do projeto. "Foi uma grande procura do objeto e ele nos cativou com sua beleza desajeitada. Eu acreditava que tínhamos chances, mas quando se realizou fiquei mto feliz. Eu tenho três anos para decidir a faculdade, mas será algo relacionado a física ou astrofísica", disse a estudante, de 14 anos.

Para o professor, o feito é uma realização para a escola e para cidade. “Foi uma vitória histórica para gente, foi nacional, com alto nível de exigência. É muito difícil de conseguir, eles são muito esforçados”, completou

Premiação
Por causa da vitória, a escola receberá a visita de um astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que fará uma palestra sobre o LNA, o super telescópio e sobre o objeto astronômico escolhido. Além disso, Bruno e Giovanna poderão participar de uma visita às instalações do LNA e do Observatório do Pico dos Dias em Brazópolis em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente